Para que você avalie o desenvolvimento brasileiro em ônibus DD diante o mercado europeu, apresentamos aqui o Setra S 531 DT, o topo de linha da fabricante lançado no passado na Alemanha. A Setra é uma marca do Grupo Daimler que vende ônibus completo com chassi Mercedes-Benz.

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Já vale esclarecer que, em função das diferenças de legislações, a indústria europeia não vê necessidade dos ônibus DD terem quatro eixos pela carroceria limitada a 14 metros, já que as estradas são excelentes. Portanto, são todos 6×2. O modelo alemão também é de 10 cm a 20 cm mais baixo que os modelos brasileiros que ficam entre 4.100 mm e 4.230 mm de altura.

O New Setra incorpora as últimas tecnologias de segurança. Ele conta com o mais avançado sistema de freio Active Brake Assist 4 (ABA 4) que, ao detectar qualquer objeto em sua trajetória, aciona os freios automaticamente. Outro sistema é o Sideguard Assist para ponto cego que, por meio de sensores e radares, avisa ao motorista sobre a presença de pedestre ou ciclistas na lateral próxima à carroceria.

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Este sistema também alerta o condutor sobre obstáculos no momento que esterça para qualquer um dos lados. A visibilidade na condução é melhorada com os novos faróis de LED e com luzes diurnas que ficam acessas sempre que o veículo é ligado. O piloto automático é o de última geração chamado de preditivo e trabalha para manter velocidade e distância segura em relação ao veículo que está à frente.

Opcionalmente, a carroceria do New Setra pode contar com um sistema de fragância originado do automóvel de luxo Classe S. Quando a ignição é ligada e a porta é aberta, ou quando uma porta é deixada aberta, um gerador de fragrância distribui automaticamente um aroma discreto, mas muito agradável.

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Desta forma, uma aura fresca dá as boas-vindas aos convidados e encoraja-os a se sentirem à vontade. Outros mimos completam a carroceria para o conforto do passageiro, como Wi-Fi, tomadas para carregar celulares, DVD, televisores, luzes especiais para tornar o ambiente mais agradável, entre outros luxos.

Motor

O motor é o MB OM 471 de 12,8 litros, 510 cv e 254,9 mkgf de torque. O terceiro eixo é direcio­nal, o que proporciona círculo de giro de 23,1 m. A transmissão é de automatizada G-250 de 8 velocidades. A tecnologia de controle de emissões é SCR. O freio é a disco nos três eixos e, além de contar com o freio motor, conta também com retarder. A segurança é ampliada com o monitoramento da pressão dos pneus.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).