Com os números de emplacamentos fechados de 2020, a partir de dados do Denatran e divulgados pela Anfavea (associação dos fabricantes), vamos conhecer as marcas que mais cresceram em 2020.

Mercedes-Benz Accelo
Mercedes-Benz Accelo compete com VW Delivery quase que a totalidade do segmento de leves

Os critérios: o melhor percentual dos emplacamentos acumulados de 2020 comparado com a média do mercado de caminhões como um todo, que de queda de 11,5%. A diferença percentual mostra o desempenho da marca no ano passado. A montadora que estiver, mesmo que negativo, mas com taxa abaixo dos -11,5% pode se considerar bem-sucedida para um ano de grandes desafios. A empresa que tiver um resultado positivo, não existe crise econômica para ela, pelo contrário, está aproveitando a crise para crescer. Já, a marca que tiver um percentual mais negativo do que -11,5%, significa que ela está perdendo espaço para a concorrência. Confira:

Total de emplacamentos de caminhões

Marca

Janeiro a dezembro 
2020

Janeiro a setembro 2019

Comentário: base de comparação: -11,5%

Iveco

30%, com 5.064 unidades emplacadas

Teve 3.889 caminhões licenciados em 2019

Nos números de emplacamentos de caminhões não estão incluídos os modelos Daily de 3.500 kg de PBT, pois a legislação enquadra essas versões na categoria de comercial leve e picapes. 

Percentualmente, o segmento que a Iveco mais cresceu foi o de caminhões médios, porém, a base de comparação era muito baixa, de 121 unidades em 2019 e 460 no ano passado. 

Em termos de volume, ela entregou mais caminhões semipesados, 1.817 Tector x 1.144 unidades no ano anterior.

DAF

28,7%

29,2%

A DAF não teve um ano que não tenha crescido. Já são 2.932 caminhões entregues, contra 2.270 unidades do ano passado

Volkswagen

-3,8%

-3,0%

Para entender o resultado da VW, primeiro é preciso lembrar que, em 2019, ela cresceu 32,1%, passando a ter uma base de comparação bastante alta, com 26.740 caminhões, foram o Delivery Express que é contabilizado como comercial leve. Assim, uma pequena queda de 3% para a marca pode ser considerado um resultado positivo para um ano de crise como 2020

Volvo

-2,2%

-9,5%

O que puxou a queda nas vendas da Volvo foi o segmento de caminhões pesados, com redução de 12,1% em relação ao mesmo período de 2019. No entanto, ela está melhor do que a média, pois o segmento de pesados reduziu 17,6%. Já entre os caminhões semipesados, ela cresceu 7,7%, enquanto a indústria toda caiu 5,1%.

Mercedes-Benz

-11,0%

-11,0%

A Mercedes-Benz, como líder do mercado de caminhões e com crescimento de 41,6% em 2019 e 29.951 caminhões entregues, é a marca que entrou em 2020 com a maior base de comparação. Assim, trabalhar em uma crise como a deste ano, já se sabia, seria um grande resultado. E, mesmo assim, ela está mantendo um percentual melhor do que a média do mercado

Hyundai

-46,5%

-19,1%

A Hyundai concorre no mercado de caminhões apenas com um modelo, o HD 80. O HR está na categoria de picapes conforme a legislação. O HD 80 entra nas estatísticas de caminhões leves, que teve queda média de 24,4%

Scania

-36,2%

-42,9%

A Scania foi a segunda fabricante que mais cresceu em 2019 (47,8%), ficando atrás apenas da Volvo (58,3%). No entanto, este ano, é a que mais perde mercado: -42,6% em pesados e -79,1% em semipesados

Agrale

-87,9%

-87,2%

A Agrale tem focado mais em outros setores, como tratores para o agronegócio e chassis de ônibus. Em caminhões, ela emplacou cinco unidades este ano, contra 39 no mesmo período de 2019

 

Os números de emplacamentos mais detalhados podem ser conhecidos no seguinte link: Emplacamentos acumulados em 2020

Iveco Daily
Nas estatísticas de emplacamentos devemos ainda considerar que a legislação considera caminhão todos os veículos de carga com PBT acima de 3.500 kg, incluindo os furgões, e os modelos até este limite, são considerados caminhonetes. Por exemplo, no caso do Iveco Daily, soma-se mais 2.415 unidades das versões com PBT abaixo de 3.501 kg
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Com a geração anterior do XF, a DAF registra crescimento ano após ano. Agora, a expectativa é com a nova geração…
Volvo VM
O VM garante crescimento superior a 7% no segmento de semipesados
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Em 2021, os caminhões elétricos e-Delivery vão fazer parte das estatísticas da VWCO. Acordo para entrega das 100 primeiras unidades foi assinado nesta semana com a Ambev. Aliás, nas vendas da Volkswagen deve-se incluir 2.396 unidades do Delivery Express, modelo que entra nas estatísticas de comerciais leves por até o PBT de 3.500 kg
Iveco Tector
Iveco Tector tez a marca crescer mais de 55% no segmento de semipesados

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).