Soluções inteligentes

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A ZF levou à FetransRio soluções com vistas a atender frotistas de diferentes segmentos. Com produtos de sucesso figurando em diversos mercados, a marca apresentou três soluções que são destaque entre as principais novidades de seu portfólio: ZF Ecolife, ZF AS-Tronic e AV 132.

ZF ecolife
ZF Ecolife
Um dos principais produdos da marca para o mercado de ônibus é a ZF Ecolife. Trata-se de uma caixa automática de 6 marchas. Considerada uma transmissão de nova geração, a Ecolife foi desenvolvida com uma série de tecnologias que a tornam mais “verde”, visando oferecer rentabilidade extra a seus usuários. Após realizar provas com uma frota de 1 800 ônibus, a transmissão demonstrou que os danos ambientais podem ser minimizados, pois ao fim dos testes, foi constatado que 19 toneladas de pó de freio deixaram de ser lançadas na atmosfera. Com relação à segurança, a caixa é equipada com retarder primário de série, que realiza frenagens de até 6 km/h sem acionar os freios. Testes não faltaram a esse produto, já que antes de ser lançado rodou mais de 20 mil quilômetros em mais de 80 empresas de transporte. A marca afirma que, quando comparadas às gerações anteriores, a caixa produz um ganho de 6% a 10% no consumo de combustível. Tecnológica, a Ecolife possui o software “Topodyn Life” que reconhece o ambiente (topografia e peso) onde o veículo está rodando e troca as marchas à sua maneira, tornando a viagem mais rentável e segura.

ZF As-tronic

A transmissão ZF AS-Tronic foi outra solução que foi exposta na feira. A caixa foi desenvolvida para operações rodoviárias, possui 12 marchas e já foi adotada por diversas marcas no mercado europeu. Ela pode receber o intarder, que protege o sistema de freios contra desgastes gerados por esforços, o sistema chega a realizar até 90% das frenagens do veículo.

Eixo AV 132
  
Diferenciado até no design, esse eixo é voltado à sistemas BRTs e ônibus convencionais de piso baixo. Pensado como um conjunto completo, o AV 132 possui, além de sistemas de frenagem, componentes de suspensão, molas, itens de amortecimento e sensores que avaliam o desgaste dos freios. Considerado um eixo leve pelo conjunto, com peso variando de 799 kg a 998 kg, a solução oferece significativo aumento da capacidade de carga.