Depois de mais de duas décadas desde o seu lançamento no mercado brasileiro, a Sprinter (van, furgão ou chassi cabine) tem figurado no topo de vendas do segmento dos veículos comerciais leves e caminhões semileves, dependendo da versão. Portanto, não são poucos os motivos que levaram a Mercedes-Benz a homenagear a gama Sprinter com uma edição especial exclusiva de 20 anos.

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Em relação às versões comuns, as principais diferenças estão na lista maior de equipamentos de série e a caracterização visual externa dos modelos alusivas aos 20 anos.
Sobre as tecnologias a bordo, o veículo testado traz o ESP Adaptativo 9.1i, mais assistente de partida em rampa, volante multifuncional, rodas de liga leve e câmera de ré, piloto automático com limitador de velocidade, alarme, rodas de liga leve e airbags para motorista e passageiro. Desta lista, o ESP Adaptativo 9.1 e os airbags são de série em qualquer versão do modelo e os demais são opcionais.

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Tela multimídia não estava disponível na versão avaliada

Na estrada

Para o teste, que foi realizado na Estrada Velha de Santos, entre as cidades paulistas de São Bernardo do Campo e Cubatão, o veículo foi carregado com 900 kg de carga. Durante a operação, o chassi cabine se mostrou robusto, tanto no trecho rodoviário quanto no urbano, sendo avaliado também no pesado trânsito.

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O motor, de 129 cv de potência a 3.800 rpm, não decepcionou quando foi exigido, apesar de que nas retomadas o veículo pareça precisar de um pouco mais de tempo para ganhar ‘fôlego’. A caixa manual de 6 velocidades oferece engates precisos, trabalha em boa harmonia com o propulsor e a localização da alavanca no painel é ótima. Contudo, uma opção automática ou automatizada deveria começar a ser pensada pela Mercedes-Benz.

A suspensão é um dos pontos fortes do Sprinter. Na cidade ou na estrada, valas, buracos e obstáculos são vencidos com facilidade, sem solavancos ou aquele gingado excessivo dos veículos maiores.

O sistema de frenagem, a disco nas quatro rodas, funciona de forma eficiente mesmo quando colocado sob frenagens forçadas em locais de baixo fluxo de veículos na cidade, auxiliado por recursos como EBV (distribuição eletrônica de frenagem), ABS (sistema antitravamento de frenagem), BAS (assistência de frenagem) e ASR (controle de tração).

Concorrentes

O Iveco Daily 35S14 e o novo Fiat Ducato são os principais concorrentes da Sprinter 313. Se a ideia for escolher um modelo somente pelo menor preço de aquisição, as opções do mercado são Kia Bongo e Hyundai HR, os mais baratos da categoria.

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O Daily 35S14 e o Ducato (agora importado do México) são mais comparáveis ao Sprinter por serem mais sofisticados. Todos esses modelos podem ser conduzidos por motoristas com habilitação na categoria B desde que tenha permissão para condução remunerada, o que deve vir escrito na CNH após exame psicotécnicos.

Duas décadas

Já que uma edição limitada precisa cativar e ficar marcada entre os clientes, os recursos visuais externos também poderiam ter sido mais ousados, algo que colocasse em evidência a Série 20 Anos.

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Com mais de 127 mil unidades vendidas ao longo de duas décadas no Brasil, em 60 versões disponíveis, a gama Sprinter tem sido um dos destaques da Mercedes-Benz do Brasil e continua a se mover para se manter no topo.

Leia nossas impressões completas a bordo do modelo na edição 172 da revista TRANSPORTE MUNDIAL.