A Einride, startup sueca de tecnologia, revelou o T-log, um caminhão autônomo totalmente elétrico. Trata-se de uma versão mais evoluída do modelo anterior da empresa, o T-pod. O novo modelo da startup foi concebido para algumas atividades off-road e para operar em estradas florestais ou similares.

“A Einride está constantemente avançando as fronteiras do desenvolvimento de veículos autônomos e totalmente elétricos. Nossa ambição é estar à frente da transição para um sistema de transporte sustentável. Com o T-log, criamos um veículo que pode suportar os rigores de um ambiente exigente”, disse Robert Falck, CEO da Einride.

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DNA tecnológico

Alimentado pela plataforma da Nvidia Drive, o T-log é capaz de conduzir sozinho no nível 4 da condução autônoma, ou seja em ambiente controlado. Não tem cabine de motorista, mas o veículo pode ser controlado remotamente por um operador, mesmo a quilômetros de distância, usando a tecnologia de segurança de operação remota da Phantom, que está preparada para fornecer telecomunicações robustas e de latência mínima, mesmo com 4G.

O fato de este caminhão não possuir cabine, faz com que possua maior capacidade de carga. Isso se traduz no menor custo operacional e menor consumo de energia, já que o T-log é alimentado somente com baterias, mesmo em ambientes mais difíceis.

Ligado a um software de mapeamento inteligente de percursos, e recorrendo também a dados de tráfego em tempo real, o T-log pode ajustar sua rota para evitar o congestionamento de trânsito mais à frente.

Não emitindo gases de efeito estufa ou óxidos de nitrogênio tóxicos, o T-log é uma alternativa ambientalmente mais inteligente, se comparado ao diesel. Equipado com câmeras e radares, ele tem uma percepção de 360 graus à sua volta – sem pontos cegos.

T log 2

“O transporte rodoviário pesado é responsável por uma parte substancial das emissões globais de CO2. Justifica-se procurar uma alternativa mais sustentável. O T-log elimina essas emissões inteiramente, substituindo diesel por eletricidade. A tecnologia progrediu para que isso aconteça”, destaca Falck.

A Einride espera introduzir o T-log em estradas públicas até 2020.