Tecnologia leva mais carga

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tellisys daf
Com o intuito de aumentar ainda mais a eficiência das operações com sider, sobretudo na intermodalidade, a TelliSys apresenta um protótipo de um semirreboque com a quinta roda colocada numa posição ultrabaixa. O resultado é o aumento de cerca de 20% no volume de carga transportada por viagem. Uma economia significativa no consumo de combustível e emissões de CO2 é, portanto, possível dentro desse modal de transporte.
 
TelliSys é uma parceria entre o IMA da RWTH Aachen University, a Associação Europeia Intermodal, DAF T Caminhões, GEFCO, Goodyear, WECON e WESOB, e visa tornar possível o transporte de siders e contêineres com uma altura interna de 3 metros. Como resultado, esses veículos podem empilhar três paletes num contentor, chegando a 100 m³ de volume de carga. Dentro do consórcio TelliSys, a DAF desenvolveu um trator Super Low-Deck.

Com a redução do chassi atrás do motor e a utilização de uma suspensão traseira muito compacta em combinação com a roda de 22,5”, foi possível colocar a quinta roda a uma altura de 85 cm. Além disso, o cavalo especialmente mais baixo possui uma roda de 17,5”, o que reduz o arrasto do veículo. A WECON desenvolveu um reboque leve especial de apenas 3.830 kg.

Essa combinação permitiu um que o conjunto com PBTC de 44 toneladas. Para o projeto, a Goodyear desenvolveu novos pneus especiais de perfil baixo para os eixos direcionais e motrizes. Estes pneus caracterizam-se por serem mais baixos, porém, com elevada capacidade de carga.
 
A TelliSys tem mostrado que é possível alcançar 20% mais eficiência para transporte nesse modal. Os resultados finais vão determinar se a introdução no mercado é possível, além, é claro, do interesse do mercado.