Teste da Daily movida a GNV

98

Daily 35S14G

Daily 35S14G

Antes de 2012 o desafio de todas as fabricantes de veículos comerciais, inclusive da Iveco, era desenvolver produtos que se enquadrassem à norma Proconve P-7, que determina que os novos motores a diesel devem emitir até 80% menos poluentes do que os modelos fabricados pela norma Proconve P-5, ou a chamada Euro 3.

O desafio foi dado e atendido em tempo pelas montadoras. Porém, a partir disso, uma nova fase começou a surgir no Brasil. Algumas fabricantes aproveitaram o know-how da engenharia – aguçado com a P-7 – para desenvolver alternativas que tivessem um apelo ainda mais ecológico e que fossem tão produtivas quanto os veículos com motores diesel. A Iveco foi uma delas e, na ocasião, foi a montadora que mais se destacou nesse sentido.

O projeto que a marca de origem italiana quis desenvolver usa a tecnologia GNV (Gás Natural Veicular). E foi apresentado em três de seus produtos: o furgão Daily 35S14G (tema desta reportagem), o semipesado Tector e o ônibus Eurorider 4×2.

Com reduções de 84% da emissão do NOx, 25% de CO2 e 96% de material particulado, se comparado com um veículo diesel Euro 3, o Iveco Daily 35S14G movido 100% a GNV é um protótipo desenvolvido inicialmente para ser testado em parceria com a BHTrans (empresa de transporte e trânsito de Belo Horizonte), Fetcemg/Setcemg (Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de Minas Gerais) e a Gasmig (Companhia de Gás de Minas Gerais). Justamente por ser adequado para serviços de distribuição e coleta urbana, que empresas do segmento mostraram interesse em avaliá-lo. A primeira delas foi a Patrus Transportes, que o avaliou entre julho de 2012 e novembro de 2013. Nesse período o veículo rodou 29 000 km, realizando a média de 20 entregas por dia, sendo que em dias de muito volume, chegava a registrar 36 entregas diárias.

Segundo Julio Delfim, gerente de manutenção da Patrus, o furgão gerou uma economia de combustível de 12,7% se comparar a veículos de igual capacidade, porém com motor a diesel e em operação similar à realizada pelo Daily 35S14G.

Vale ressaltar que na ocasião, o acordo entre a Iveco e a Patrus integrava o projeto LOG/BH, da BHTrans, cuja finalidade é avaliar melhorias da mobilidade e da qualidade do trânsito na capital mineira.

Desde janeiro, o veículo está sendo avaliado pelo Grupo Martins. Durante o período de seis meses, o modelo será utilizado em Belo Horizonte no segmento de entregas rápidas de produtos leves. A expectativa é realizar aproximadamente 20 entregas, num total de 100 km por dia. O teste com o Daily GNV faz parte do programa que a empresa desenvolve, denominado Gestão On Line, cuja finalidade é reduzir em 8% a emissão de CO2.

Além do Atacadista Martins, empresas de São Paulo, selecionadas pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região) poderão conferir o desempenho de um Daily GNV, porém, na versão chassi-cabine. Seis empresas serão selecionadas e cada uma poderá rodar um mês com o veículo.

O leve da Iveco

Antes de o modelo ser entregue ao Grupo Martins, rodamos com ele pelas ruas e rodovias de Uberlândia, sede do atacadista no Estado mineiro.

O veículo que tem PBT (Peso Bruto Total) de 3,5 t possui motor Iveco-FPT F1C movido a Gás Natural Veicular, de 3.0 litros e potência de 136 cv. Seu torque é de 36 mkgf entre 1 500 a 2 730 rpm. É um motor que não deixa a desejar em relação à versão movida a diesel.Trata-se de um veículo desenvolto, e que atende de imediato às solicitações do acelerador em qualquer situação. Esse motor trabalha com a caixa, também FPT, mecânica de 6 velocidades. O modelo, nessa configuração, garante uma autonomia de 400 km.

Apesar de sua tara ser 250 kg superior em relação à versão diesel, por causa dos 5 cilindros de GNV que carrega, isso não compromete a sua produtividade.

A tecnologia GNV utilizada pela Iveco é viável para a realidade brasileira, primeiro porque o gás utilizado é o mesmo fornecido em postos de combustível. Falta ainda uma maior distribuição do combustível, para se ter uma ideia, cidades como Uberlândia, local onde rodamos com o veículo, não possui postos com GNV. Estima-se que hoje o Brasil tenha 1 700 postos com o combustível.

Para frotistas do setor, por operarem com veículos no perfil do Daily dentro de regiões urbanas, uma alternativa até mais rentável para quem queira ter uma determinada quantidade, é possuir no pátio da empresa uma estação de abastecimento.