Título Editorial: Aposta na educação

44

Caminhão escola da Fabet

Caminhão escola da Fabet

Editorial publicado na edição 128: “Aposta na Educação”

No final de 2013, fui entrevistado pela WebTV SustentaHabilidade, mantida pelo Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Estado de São Paulo, para falar sobre questões de transportes para os empresários desse setor, responsáveis pela contratação bastante significativa de transportes, portanto, importantes embarcadores. Ao final da entrevista, o economista e entrevistador Roberto Mangraviti pediu que, em uma palavra, dissesse o que poderia melhorar o setor de transportes. Respondi: Educação.

Com educação consegue-se evoluir por meio de pessoas capacitadas e empenhadas para trabalhar em busca da solução de quase todos os problemas. Pessoas educadas em todos os sentidos, familiar, social, com conhecimentos técnicos etc., geralmente trabalham para o bem comum. Vão conduzir um caminhão com maior consciência do seu papel dentro da sociedade. Vão ter conhecimentos técnicos para tirar o melhor proveito do caminhão para maior rentabilidade.

Pessoas educadas cuidam melhor da saúde e se alimentam melhor, portanto, adoecem menos, geram menos custos para o sistema de saúde e são menos ausentes no trabalho. Pessoas educadas sabem se posicionar melhor e têm melhor argumentação para lidar com os desafios da vida e da profissão, fazendo com que novos e evitáveis problemas deixam de aparecer. Para o setor de transporte melhorar, não há outro caminho senão investir em educação muito mais do que já foi investido até hoje ou do que estão investindo.

Esta edição comemorativa dos 12 anos da Transporte Mundial no Brasil, e como tem sido nos últimos anos nas edições de aniversário, tem uma pegada (para usar um termo da moda) mais ligada à responsabilidade (social e ambiental) no nosso setor. Desde 2009, a Transporte Mundial vem abordando o tema por meio da seção Transporte Responsável e, em 2010, lançou o Prêmio Transporte Responsável, em parceria com a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), visando reconhecer as transportadoras e empresas embarcadoras que trabalham em prol de um transporte mais amigável com a sustentabilidade dentro da sociedade.  Como propagadora de informações e conhecimento, a educação e todas as ideias para melhorar o nosso setor de transportes sempre terão espaço em nossas páginas.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).