O Torino S (Soluzione) é a nova proposta da Marcopolo para o segmento de ônibus urbano, atendendo às demandas do frotista que atualmente, em razão da crise, necessita reduzir custos operacionais. Ainda mais se levar em conta situações como congelamento de passagens, licitações paradas e dificuldade de crédito para aquisição de novos veículos.

Contudo, a nova versão, baseada na plataforma da gama Torino apresentada em 2013, é uma carroceria mais básica, como a saia reta na parte inferior. Na versão convencional esta saia é arredondada. Na versão S ela sendo reta há redução de custos com manutenção, já que a funilaria é simplificada.

Outra solução para a redução de custos é o para-choque dividido em três partes e a placa remanejada para a parte superior do para-choque. Com isso, em situação de batida é possível consertar somente a peça impactada.

Outros itens que o Torino S vai agregar são sinaleiras e faróis dianteiros intercambiáveis em LED, ar condicionado com dutos estendidos até o painel frontal e vidros iguais em todas as portas.

O modelo que possui largura externa de 2 550 mm e interna de 2 480 mm poderá ser encarroçado nos modelos Volkswagen 15.190 PD e 17.230 OD e Mercedes-Benz OF-1519, OF-1721 e OF-1721L com suspensão pneumática.

Custo de operação

Para Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, a estimativa é que o Torino S tenha um custo total de operação entre 5% e 10% inferior se comparar aos demais modelos para mesma operação.

Veja reportagem completa sobre o Torino S na edição nº 163 da Revista TRANSPORTE MUNDIAL.