Tourer é a primeira van carteira B da Mercedes-Benz

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Recheado com equipamentos de segurança, o Vito Tourer é um veículo polivalente por trafegar em locais restritos a vans maiores. Ele atende às mais diversas demandas do transporte de passageiros, possui motor 2.0 flex — cujo alto torque em baixa rotação é o seu maior predicado —, desenho moderno e, pode, eventualmente, ser usado como um veículo de lazer. 

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O modelo chegou ao Brasil como uma nova proposta da Mercedes-Benz para atender à mobilidade urbana e, lógico, como uma estratégia para conquistar aquele cliente que a grife da estrela não alcançava com o Sprinter. Esse cliente é aquele que precisa circular por locais de difícil acesso até para o Sprinter, inclusive em garagens com teto mais baixo. O Vito tem 1,91 m de altura. O Sprinter mais baixo tem 2,43 m de altura.

Outra facilidade é poder ser guiado por motorista que possuem apenas habilitação na categoria B. O Vito Tourer, tradicional no mercado de veículos comerciais leves na Europa há 18 anos, vai atender aos segmentos de transporte de executivos, turismo e até escolar, já que segurança é o seu ponto forte. Há uma versão para o transporte de mercadorias, o Vito CDI 111 com motor turbo diesel 1.6. Para esta edição, avaliamos as duas versões de passageiros: Vito Tourer 119 Van Comfort 8+1 e Luxo 7+1 lugares. 
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Um diferencial do modelo para passageiro é o motor turbo flex, produzido pela Mercedes com o nome M274 119. Um motor de 4 cilindros em linha e 2,0 litros de capacidade volumétrica que desenvolve potência de 184 cv a 5 500 rpm. A força do torque de 30,6 mkgf de 1 250 a 4 000 rpm é uma de suas maiores vantagens. Sua força é percebida nas retomadas de velocidade. 

Na prática, o comportamento do veículo nas ruas é eficiente graças ao motor, mas também ao conforto, muito em função do acerto da suspensão que, tanto na parte dianteira como traseira, são independentes com conjunto de molas helicoidais, amortecedores e barra estabilizadora.

A transmissão manual produzida pela ZF de 6 velocidades é macia, o que colabora para o conforto do motorista que muitas vezes vai trabalhar por horas e em situações de tráfego intenso, em que as trocas de marchas ocorrem com maior frequência. A direção eletro-hidráulica se adapta às circunstancias da pista e faz toda a diferença na hora de manobrar. A área envidraçada privilegia a boa visão que o motorista tem do entorno. Colabora com isso a posição mais alta do assento, que remete aos SUVs.

A versão Comfort oferece acabamento interno aconchegante. Os assentos com acabamento em tecido são macios ao toque e há luzes internas em LED para maior comodidade. Os bancos dos passageiros também ficam numa altura privilegiada e, graças à área envidraçada de todo o salão, é uma ótima alternativa no turismo.

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De série dispõe de ar-condicionado, rádio com conexão Bluetooth, entrada USB e cartão SD. Há airbag do motorista e acompanhante, controle de tração (ASR), sistemas de assistência de frenagem (BAS), programa eletrônico de estabilidade (ESP) e cinto de segurança de três pontos, além de permitir a montagem de cadeiras de criança com fixações em até quatro assentos. Dentro do ESP vale destacar o inédito controle para detecta ventos laterais e atua para manter o veículo estabilizado. É o primeiro veículo a contar com essa tecnolgia no Brasil, também disponível na Sprinter vendida no mercado europeu mas ainda ausente da Sprinter vendida aqui.

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Uma inovação em veículos desse segmento é o assistente de monitoramento de cansaço (Attention Assist) que analisa o comportamento do condutor ao volante e, caso identifique que ele está cansado, recomenda a pausa por meio de aviso sonoro e sinal no painel. Colabora ainda com o motorista o assistente de partida em rampa, que segura o veículo por alguns instantes, em situações de partidas em aclives, permitindo que o carro saia no modo mais suave.

VERSÃO DE LUXO
Na parte mecânica e de tecnologia de segurança não há nenhuma diferença entre as duas opções do Vito para passageiros. A versão 7+1 é mais indicada para o transporte de executivos, apesar da Mercedes-Benz esperar clientes de famílias mais numerosas. Porém, para luxo mesmo, o Vito fica devendo itens presentes nas versões vendidas no mercado europeu, como piloto automático, sistema multimídia com GPS e câmera de ré, além do básico câmbio automático ou automatizado. Mas, para uso profissional, é aceitável sem esses itens ausentes (mas que deixariam o motorista mais feliz), pois o seu nível de conforto e segurança são bastantes atrativos. Os bancos forrados com couro são de qualidade padrão Mercedes-Benz, como é de se esperar.

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Além dos banco de couro, a versão Luxo traz volante multifuncional, tomadas de 12V, faróis de neblina, roda de liga leve R16 (R17 opcional), espelhos retrovisores elétricos, para-choques pintados na cor do veículo e carpetes. 
O preço de tabela do Vito Tourer Comfort é de R$ 129 827 e  o da versão de Luxo, R$ 139 698, conforme pesquisa da Fipe.   

Veja a ficha técnica do Vito Tourer:

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