O caminhão Trakker, modelo da Iveco para operações off-road, passa a ser vendido apenas por encomenda.

O cliente que quiser adquirir o Trakker pode fazer o pedido via rede de concessionários da marca, pois como se trata de um caminhão especial, a Iveco neste caso trabalha sob encomenda, para melhor atender o cliente.

Outra questão também é que o volume de vendas do modelo é baixo. E entre os caminhões de sua categoria ele representa apenas 1% das vendas.

 “A estratégia de vender um veículo no segmento fora de estrada por encomenda é uma forma de garantir que o cliente sempre receberá o veículo adequado para a sua aplicação, com isto reduzimos o nível de adaptação que cada aplicação exige”, ressalta Ricardo Barion, diretor de marketing da Iveco para a América Latina.

Configuração

O Trakker hoje possui as versões 410T44 e 410T48, de 440 cv e 480 cv – direcionados para construção, por exemplo, e o Trakker 740T44 e 740T48, também de 440 cv e 480 cv, atende às operações mais pesadas como cana e mineração.

Todos configurados 6×4, esses caminhões têm como pontos fortes a robustez e a versatilidade, encarando todo tipo de terreno implementado com composições do tipo treminhão, bitrem, rodotrem e basculante, entre outras.

Possuem motor FPT Cursor 13 com tecnologia SCR. A força se exprime também no freio motor, com 415 cv a 2 400 rpm (que pode chegar a 975 cv com Intarder, item opcional que ajuda na maior potência de frenagem). A versão 740T48 é a mais comercializada por se tratar de um modelo que atende a vários segmentos como mineração, extração de madeira e cana de açúcar.


A transmissão ZF de 16 marchas é automatizada de série. Com software “inteligente”, a caixa escolhe a marcha certa para cada situação, sem escalonamento. É possível sair de terceira para quinta, sem a passagem pela quarta marcha, uma vantagem em terrenos de relevo irregular ou pontuados por aclives. O software ainda garante que o motor funcione sempre na faixa econômica, melhorando o consumo de combustível.

O Trakker traz de série Down Hill Control e Kick-Down. Os bancos do passageiro e do motorista possuem suspensão pneumática e as forrações são de material lavável. De série, os equipamentos incluem climatizador, ar-condicionado, vidros com acionamento elétrico e rádio CD-player, entre outros.