Realizado todos os anos (com exceção de 2015), o Prêmio Transporte Responsável, criado em 2010, alcança a sua sexta edição em 2016. Promovido pela Motorpress Mídia, em parceria com a Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), o evento tem o objetivo de valorizar as iniciativas empresarias nas áreas de segurança no trânsito e sustentabilidade ambiental.  

Em 2014 a premiação ocorreu no Teatro Fabet, e contou com a participação de dezenas de empresas do segmento logístico. Além de premiar as transportadoras, o evento reconhece também os embarcadores (empresas que contratam transporte), que podem participar na categoria Cases. Veja matéria da última edição do Prêmio, em 2014.

Na época, as principais vencedoras do prêmio foram as empresas Concórdia Transportes e Transporte Excelsior, que receberam o prêmio nas categorias Transporte de Carga em Geral e Transporte de Carga Perigosa, respectivamente.

Para conhecer as campeãs, a comissão de avaliação do Prêmio Transporte Responsável utiliza três índices: ISV (Índice de Segurança Veícular), IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e IGA (Índice de Gestão Ambiental). A soma de todos definiu a colocação final. Cada índice também teve o seu vencedor isolado.

Na categoria Transportes de Cargas Perigosas, a Concórdia Transportes Rodoviários conquistou o ISV. As empresas Transpes e Coopercarga alcançaram a mesma pontuação e foram as campeãs do IDH. E a Expresso Nepomuceno faturou o IGA. Em Transportes de Cargas em Geral, a empresa Transporte Excelsior conquistou o Índice de Segurança Veicular, o Índice de Gestão Ambiental e empatou com Coopercarga no Índice de Desenvolvimento Humano.
 
Na ocasião, o Prêmio Transporte Responsável era divido em outras cinco premiações: Case Transportador de Carga, na qual venceu o Grupo Imediato, a JadLog, a Concordia Transportes Rodoviários, a Cargolift e a Coopercarga; Case Transportador de Passageiros, vencendo a Itapemirim e a Viação Bertioga.

“Temos percebido que a cada ano os temas sustentabilidade e segurança no trânsito têm feito parte das transportadoras, mesmo as empresas vivendo momentos de dificuldades, como falta de infraestrutura, motoristas, entre outros problemas já conhecidos do setor. O objetivo do Prêmio Transporte Responsável é difundir essas ideias e ações positivas, que impactam não apenas nas empresas mas também em toda a sociedade”, afirmou Marcos Villela, diretor de redação da TRANSPORTE MUNDIAL e idealizador do prêmio.
 
Continue acompanhando as notícias sobre o Prêmio Transporte Responsável em nosso site: www.transportemundial.com.br