Tornar a viagem de ônibus uma experiência agradável tem sido a forma de atrair mais passageiros por parte de alguns operadores. É caso da Util, que opera com as principais ligações de cidades de MG, SP e RJ, que investe R$ 5,5 milhões em seis novos ônibus Double Decker (dois andares) que entram em operação neste mês de junho.

Além dos serviços de luxo como entretenimento de bordo (com um cardápio de 30 filmes das principais produtoras sem consumo de pacote de dados do passageiro), os ônibus estampam novas e belas pinturas. A adoção da pintura temática é uma das marcas registradas da Util que já utiliza seus ônibus como peças para campanhas em defesa da fauna e da flora (como os ônibus Aquário, Zebra, Onça, Girafa, Flor de Laranjeira etc.), para defesa da diversidade e sustentabilidade, além de prestar homenagem às cidades brasileiras por onde passa. As novas pinturas, elaboradas pela Villela Design (MG), são denominadas “Saúde”, “Retrô” e “Estampa”. 

“No ônibus “Saúde”, a intenção é transmitir os valores de uma alimentação saudável de forma lúdica e com o colorido das frutas, principalmente para as novas gerações de clientes. Já no “Retrô” homenageamos um dos principais destinos da empresa, Brasília com inspiração nos “Cobogós”, material criado por engenheiros no final dos anos 20 e consagrado na arquitetura modernista brasileira. As imagens nos remetem ao Planalto Central e à capital. Por último, o projeto “Estampa” inspirado no grafismo africano celebrando o mix cultural Brasil – África e os movimentos de resistência negra jovem”, explica Letícia Pineschi, gerente de marketing do grupo Util. 

Os novos ônibus comportam 60 passageiros (sendo, 48 na categoria executiva e 12, na categoria leito). Internamente, o novo veículo possui cinto de segurança retrátil, porta-copos, porta-revistas, poltronas com reclinação de até 180 º, ar condicionado, audiofone, tomadas de energia para produtos eletrônicos de 110v e entrada USB em todas as poltronas, geladeiras e canal de entretenimento a bordo. 

Sobre a Util

Fundada em 1936 e desde 2003 sob o controle acionário do Grupo Guanabara, a Util conta atualmente com uma frota de 152 ônibus rodoviários, emprega diretamente 780 pessoas e transporta mensalmente cerca de 120.000 passageiros, percorrendo mensalmente cerca de 2,3 milhões de quilômetros

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).