No Brasil há três datas principais para comemoração do Dia do Motorista: 30 de junho (no Estado de São Paulo), 25 de julho (na verdade, Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas) e 16 de setembro, instituído pelo governo federal em 2009).

Além dessas três datas, ocorrem diversas festas em homenagem ao motorista, como a Feira do Carreteiro, promovida pela revista “O Carreteiro”, editada pela GG Mídia, que também publica a TRANSPORTE MUNDIAL, a Festa de São Marcos e a Festa de Iconha, entre muitas outras pelo país inteiro.

Além de festas e homenagens, de um tempo para cá, as transportadoras vêm percebendo o quanto investir na qualificação dos profissionais das estradas tem sido estratégico para o sucesso nos negócios e na construção de uma imagem positiva diante clientes e sociedade como um todo.

Lógico que isso é só um começo. A profissão ainda é muito desvalorizada, principalmente pelos nossos governantes e embarcadores, entre outros setores, e há muitos desafios a serem enfrentados. Porém, demandas de responsabilidade social e ambiental têm feito grandes embarcadores e transportadoras a mudarem de postura.

E, exatamente, para conhecermos quem são essas empresas que buscam reduzir acidentes e poluição ambiental, peculiares a atividade de transporte, é que a TRANSPORTE MUNDIAL criou, há oito anos, o Prêmio Transporte Responsável em parceria com a Fabet. Assim, sendo o motorista a chave para o sucesso da sustentabilidade (social, econômica e ambiental) do transporte rodoviário, é que contamos com a categoria Concurso de Cases

“Valorização do Motorista”. Queremos conhecer as transportadoras que estão obtendo sucesso na motivação, qualificação e valorização do motorista profissional para que elas sejam espelhos para a sociedade na construção de uma mobilidade mais humana. A participação no Prêmio Transporte Responsável é gratuita. Mais informações: acesse www.transportemundial.com.br/transporteresponsavel

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).
  • Douglas Kalladim

    Ano passado a Festa dos Caminhoneiros de Iconha foi muito fraca. Este ano nem teve. Apenas um forrozinho. As tradições estão acabando aos poucos, agora mais rápido que nunca, com um empurrão da crise.