No Brasil há três datas principais para comemoração do Dia do Motorista: 30 de junho (no Estado de São Paulo), 25 de julho (na verdade, Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas) e 16 de setembro, instituído pelo governo federal em 2009).

Além dessas três datas, ocorrem diversas festas em homenagem ao motorista, como a Feira do Carreteiro, promovida pela revista “O Carreteiro”, editada pela GG Mídia, que também publica a TRANSPORTE MUNDIAL, a Festa de São Marcos e a Festa de Iconha, entre muitas outras pelo país inteiro.

Além de festas e homenagens, de um tempo para cá, as transportadoras vêm percebendo o quanto investir na qualificação dos profissionais das estradas tem sido estratégico para o sucesso nos negócios e na construção de uma imagem positiva diante clientes e sociedade como um todo.

Lógico que isso é só um começo. A profissão ainda é muito desvalorizada, principalmente pelos nossos governantes e embarcadores, entre outros setores, e há muitos desafios a serem enfrentados. Porém, demandas de responsabilidade social e ambiental têm feito grandes embarcadores e transportadoras a mudarem de postura.

E, exatamente, para conhecermos quem são essas empresas que buscam reduzir acidentes e poluição ambiental, peculiares a atividade de transporte, é que a TRANSPORTE MUNDIAL criou, há oito anos, o Prêmio Transporte Responsável em parceria com a Fabet. Assim, sendo o motorista a chave para o sucesso da sustentabilidade (social, econômica e ambiental) do transporte rodoviário, é que contamos com a categoria Concurso de Cases

“Valorização do Motorista”. Queremos conhecer as transportadoras que estão obtendo sucesso na motivação, qualificação e valorização do motorista profissional para que elas sejam espelhos para a sociedade na construção de uma mobilidade mais humana. A participação no Prêmio Transporte Responsável é gratuita. Mais informações: acesse www.transportemundial.com.br/transporteresponsavel

Compartilhar
Editor da revista e site Transporte Mundial desde fevereiro de 2002. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia, de Belo Horizonte (MG).