Com preço de 90 mil euros (cerca de R$ 407 mil), o e.GO Mover começará ser produzido em série e vendido no próximo ano. Trata-se de um veículo totalmente elétrico e com nível 4 de automação (ainda com o posto do motorista) que pode ser configurado para transporte de cargas ou passageiros.

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Ele será uma das atrações da ZF no próximo IAA Commercial Vehicle, que ocorrerá entre os dias 20 e 27 de setembro em Hannover, na Alemanha.

Para este veículo, a ZF entrou com sócia na empresa e.GO Moove GmbH e fornecedora de parte das tecnologias aplicadas ao modelo.

Inicialmente a produção será pequena, menos de 10 mil unidades por ano, mas expectativa é de que a produção alcance um milhão de unidades nos próximos cinco a sete anos.

Tecnologias ZF

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O e.GO Mover tem foco apenas no transporte urbano de cargas e pessoas, por isso, a sua velocidade máxima é de 100 km/h a 120 km/h. As baterias garantem autonomia de 100 km.

A ZF fornece ao modelo sistemas de acionamento elétrico (direção e freio), o computador central que utiliza Inteligência Artificial ProAI e os sensores (câmeras e radares) que permitem as funções de condução autônoma.  Ele será o primeiro veículo urbano a ser produzido comercialmente com essas tecnologias da ZF.

Na aplicação de entregas de encomendas, por ter funções autônomas, o motorista não precisará estacionar o e.GO Mover para fazer as entregas. Ele poderá descer e o veículo irá estacionar sozinho ou seguir o funcionário da transportadora até a próxima entrega caso ele decida fazer isso andando. No transporte de passageiros, ele pode levar até 15 pessoas, sendo 10 sentadas e cinco em pé. 

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A edição 176 da TRANSPORTE MUNDIAL, nas principais bancas de jornais e revistas ou na banca virtual do UOL, vai apresentar uma ampla reportagem sobre diversas outras tecnologias antecipadas pela ZF e que serão destaques na IAA.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).