A Mercedes-Benz está comemorando o aumento de vendas da sua linha Actros de caminhões topo de linha. Se comparar os quatro primeiros meses deste ano com 2016, a família cresceu 35% nas vendas. Os números deste ano representam as 354 unidades emplacadas no País, sendo 269 unidades de modelos rodoviários (Actros 2651 6×4, 2646 6×4 e 2546 6×2) e 85 do Actros 4844 8×4 off-road.

“Esse volume de vendas é 35% maior em relação ao acumulado de janeiro a abril do ano passado”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e peças & serviços caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “O Actros vem ganhando preferência em várias atividades, como no transporte de grãos em todas as regiões produtoras do País, bem como para cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, cegonheiro e porta-container”.

Com 142 unidades emplacadas, o Actros 2651 foi o modelo mais vendido no quadrimestre para aplicações rodoviárias e mix road (diversos tipos de estrada na mesma operação, tanto asfaltadas, quanto de terra ou outro pavimento, situações típicas das atividades do agronegócio). Vale ressaltar que esse modelo aparece como o 8° caminhão mais vendido da categoria pesado, segundo o ranking da Fenabrave.

No segmento off-road, foram emplacadas 85 unidades do Actros 4844 8×4 para mineração.

De acordo com o executivo, o bom desempenho de vendas do Actros traz reflexos positivos para a participação da marca no segmento de caminhões extrapesados. “No primeiro quadrimestre, com o emplacamento de 1.343 unidades, nosso market share chegou a 26,1%, apenas 0,5% menor em relação ao primeiro colocado”, ressalta Leoncini. “Considerando o mercado total de caminhões no Brasil, a Mercedes-Benz segue na liderança, com 3.618 unidades emplacadas entre janeiro e abril. Isso significa 29,8% de participação, cerca de 4% a mais sobre o segundo colocado”.

Segundo pesquisa realizada em janeiro deste ano pela Quest Inteligência, o Actros da Mercedes-Benz é destaque no mercado brasileiro pelo reduzido custo operacional.

“O levantamento da Quest mostrou que o custo de manutenção do Actros é 15% menor em relação aos principais concorrentes no período de 5 anos”, afirma Leoncini. “Esta é mais uma vantagem concreta do nosso caminhão top de linha no mercado, o que assegura mais rentabilidade aos clientes”.

O Actros também vem sendo reconhecido cada vez mais no Brasil pelo alto padrão de conforto e ergonomia de sua cabine, proporcionando bem-estar a bordo para o motorista e contribuindo para sua produtividade no dia a dia de trabalho.

Novidades a bordo

A partir deste ano, os motoristas do Actros ganharam ainda mais conforto com os novos bancos desenvolvidos para o biotipo do profissional brasileiro.

Além disso, o cliente pode incrementar a comodidade a bordo do Actros com acessórios da linha Alliance, como, por exemplo, TV e geladeira. Isso traz mais satisfação aos motoristas, especialmente para aqueles que cumprem rotas de longo percurso e fazem da cabina seu local de descanso ou dormitório.

“Sempre estamos atentos ao que os clientes têm a nos dizer, entregando aquilo que eles nos solicitam. Nesse sentido, o Actros foi concebido para rodar em todo o País, contando ainda com a tranquilidade do atendimento abrangente da marca, ampla oferta de peças de reposição e assistência especializada da Rede de Concessionários, presente em todos os estados”.