Vendas do Grupo Volvo crescem 3% no mundo

37

Renault Trucks

Renault Trucks

O Grupo Volvo (com as marcas Volvo, Mack, Renault Trucks, UD Trucks e Eicher) anunciou que vendeu 184 978 caminhões de janeiro a novembro somando todos os mercados em que participa no mundo. Esse resultado representa um crescimento de 3% quando comparado com o mesmo período do ano passado. As regiões que puxaram as vendas para cima foram América do Norte (29% de crescimento) e Ásia (14%). As regiões que ficaram negativas em relação a 2013 são América do Sul (queda de 18%), Europa Oriental (-11%), Europa Ocidental (-8%) e Europa (-9%).

As maiores vendas de caminhões do grupo são de modelos acima de 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), com 152 667 unidades, com crescimento de 4% em vendas em 2014. Depois vem o segmento entre 7 t e 16 t, com 15 164 caminhões comercializados e queda de 10% nas vendas este ano. O terceiro segmento é de abaixo de 7 t, com 12 083 unidades e crescimento de 9%.

As fabricantes europeias dividem o mercado nesses três segmentos, diferentemente do mercado brasileiro, que é dividido em cinco segmentos: semileves (3,5 a <6 t), leves (6 t a <10 t), médios (10 t a < 15 t), semipesados (de 15 t a PBTC até 45 t) e pesados (CMT acima de 45 t).

As vendas do Grupo Volvo por marcas este ano até o momento foram: Volvo (104 022 unidades),  Mack (19 691), Renault Truck (19 822), Eicher (29 114).

No Brasil, até novembro, a Volvo vendeu 15 869 caminhões, 8,4% menos do que o mesmo período de 2013, quando entregou 17 316 unidades.

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).