No mês de abril de 1993, o mercado brasileiro passava a contar com uma divisão da Volkswagen totalmente focada no segmento de ônibus, era o início da Volksbus.

Chassi 16.180CO, o pioneiro da marca no país

O primeiro passo da divisão de ônibus da marca alemã no Brasil foi o chassi 16.180 CO, primeiro a ostentar a logomarca VW. Atualmente, um dos focos da marca é o programa Caminho da Escola, do governo federal, oferecendo veículos escolares nas configurações rural e urbano, nas faixas entre 5 e 15 t.

25 anos depois de sua estreia no país, a Volksbus é vice-líder do mercado brasileiro de ônibus, atrás apenas da Mercedes-Benz, segundo relatório de março da Fenabrave. Em 2018, com portfólio composto por 17 chassis, a marca celebrará o marco de 150 mil unidades produzidas no país, que ganham as ruas do Brasil e em mais de 30 países do mundo.

Uma das opções oferecidas no Caminho da Escola

 

“A Volkswagen Ônibus nasceu com o conceito de solução para o transporte de passageiros, envolvendo a produção de chassis robustos, acompanhamento presencial da operação dos clientes e aperfeiçoamento constante para a evolução na performance dos chassis”, afirma Jorge Carrer, gerente executivo de vendas de ônibus da MAN Latin America.