Segundo a Volvo, durante o lançamento da linha 2015 da família F (FH, FM e FMX), custaria 20% mais cara que a linha 2014. Essa afirmação deixou algumas dúvidas, será que falaram isso só para as pessoas não deixarem de comprar o modelo 2014? Será que depois que o estoque dos modelos 2014 os preços voltariam ao normal? Vou só para chamar a atenção para a linha 2015 que, realmente, tecnologocicamente é muito mais avançada? O que você acha? Leia a reportagem sobre a linha Volvo 2015 e responda nos comentários. As melhores respostas vamos publicar na revista Transporte Mundial. E também não perca, a edição de março vai sair com o primeiro teste do FH 460 I-Shift…. e vamos dizer é um caminhão

A Volvo está renovando toda a sua linha F (FH, FM e FMX) para 2015. O presidente do Grupo Volvo Latin America, Roger Alm, considera esta a maior atualização feita de uma só fez em toda a história desses modelos. São muitas novidades que os modelos trazem para o consumidor brasileiro, colocando os caminhões fabricados em Curitiba (PR) em pé de igualdade com os mesmos vendidos no mercado Europeu. A única exceção fica da motorização, que é Euro 6 no Velho Continente e ainda está na fase Euro 5 no Brasil.

Vamos conhecer um pouco das novidades por família:

Novo Volvo FH FH – São os caminhões rodoviários para longa distância. A nova cabine foi que recebeu mais alterações. Olhando de longe, podem achar vários elementos que parecem serem iguais à geração fabricada até este ano. Mas, olhando mais de perto e detalhadamente, percebe-se que se trata de uma cabine totalmente nova. Segundo a Volvo, a nova geração está com um metro cúbico a mais de espaço interno. O novo FH também mais tecnológico e digital. Ele sai de fábrica preparado para receber o I-See, um sistema de reconhece a topografia da estrada por onde o caminhão já passou e, assim, pode realizar as trocas de marchas de forma mais acertada para melhorar o desempenho e a economia de combustível. Por exemplo, ao andar por uma reta e se houver uma subida, o caminhão já sabe que há aquela subida logo à frente e engata a melhor marcha para ter a melhor rotação do motor considerando o peso da carga e o grau de inclinação da subida. O mesmo ocorre quando o caminhão aproxima-se de uma descida.

Volvo FM

FM – Esta e à família de caminhões rodoviários para curtas e médias distâncias, que também chega com cabine nova, também pode ser equipada com o motor de 380 cv, além do 370 cv que continua disponível.

Novo Volvo FMX

FMX – São caminhões voltados para o uso fora de estrada, utilizados, principalmente, em mineração, agronegócio e construção civil. Além da cabine nova, o FMX passará a ser oferecido com um motor mais potente, o de 540 cv. As outras potências de 370 cv, 380 cv, 460 cv e 500 cv continuam disponíveis. Dentro da lista de novidades, ainda estão duas opções de tração integral (4×4 e 6×6) e o câmbio automatizado I-Shift configurado para off-road.

A Volvo liberou as informações deste lançamento no dia 10 de outubro, quando a edição 136 da Transporte Mundial já estava na gráfica. No entanto, vamos preparar uma reportagem bastante ampla e com muitas fotos para edição 137.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).