Volvo lança serviço de gerenciamento de pneus

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T2018 0294Os fabricantes de pneus tentam, mas ainda não conseguiram vender o serviço de monitoramento de pneus à distância e em tempo real de forma que os transportadores topassem comprar, com raras exceções.

Por outro lado, os fabricantes de caminhões, cada vez mais, estão conseguindo vender contratos de manutenção que incluem o serviço de monitoramento de diversos componentes. Nesse serviço, por meio da conectividade, a montadora consegue detectar que uma peça está perto de falhar e agir de forma preventiva para que o caminhão faça uma parada programada para a correção.

Assim, em recente entrevista com o executivo de um grande fabricante de pneus, questionamos se eles não temiam que as fabricantes de caminhões pudessem passar na frente e oferecer também o serviço de monitoramento de pneus.

Volvo sai na frente

Não é que isso está acontecendo. A Volvo Trucks acaba de lançar o serviço de gerenciamento de pneus na Suécia e é só uma questão de tempo para chegar no Brasil, já que a Volvo brasileira é a marca mais ágil em trazer inovações para o País.

Por meio de um aplicativo, o responsável pelo caminhão pode ver a pressão, temperatura e até identificar se há um furo de vazamento lento, tudo em tempo real. Em caso de furo lento, o motorista é avisado e o concessionário mais próximo da roda do Volvo é acionado para a correção antes que o pneu estoure ou seja danificado.

A vantagem de ter o monitoramento de pressão e temperatura são fundamentais para a durabilidade do pneu e para alcançar os objetivos de baixo consumo de combustível.  

O serviço começou a ser oferecido para os clientes com contrato de manutenção ouro e aos poucos a empresa pretende expandir a novidade para outros mercados.

Conheça mais sobre serviços conectados

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).