Quando o assunto é custo, os gastos com combustíveis estão sempre em primeiro lugar nas planilhas das empresas. No caso da Visate (Viação Santa Tereza Ltda.), única companhia de transporte urbano de passageiros de Caxias do Sul (RS), esse custo está em segundo lugar, atrás apenas dos gastos com folha de pagamento dos colaboradores.

Para amenizar os custos neste quesito, a Volvo, por meio do concessionário Dipesul, selecionou e acompanhou as operações da Visate por um ano para implantar um projeto-piloto que gerou economia de combustível de até 7% na frota Volvo da empresa, que corresponde a 5% do total de 342 ônibus.

Com base nos dados do serviço de telemetria dos veículos, o programa Consumo na Medida identificou possíveis falhas na operação da Visate, os corrigiu e propôs melhorias nos processos operacionais da empresa.

De acordo com Carlinhos de Jesus, gerente de manutenção de frota e suplementos da empresa, o trabalho de aprimoramento reduziu em até 59% os desvios de conduta, como são chamadas as ações que não contribuem para a redução efetiva dos custos, como aceleração desnecessária, sobregiro, excesso de velocidade, frenagens bruscas e veículos parados com motor ligado. O executivo afirma também que o desgaste de peças, pneus e lubrificantes foi reduzido em 9%.

Para a Visate, o diferencial do projeto realizado em parceria com a Volvo foi saber exatamente quais motoristas estavam cometendo erros durante a operação e necessitando de treinamento, além da redução dos custos.

Além da avaliação dos motoristas, o projeto abrange também a análise das manutenções periódicas, de peças e o impacto no consumo. O programa foi lançado nas autorizadas Dipesul, Auto Sueco São Paulo e Rivesa. A partir de 2018, a Volvo quer estender o Consumo na Medida para toda a rede concessionária.