A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) é um case que disperta curiosidade em todo mundo. Sempre foi conhecida pelos automóveis, mas caminhões? Só de uns anos para cá. Eu mesmo já escrevi diversos artigos para jornalista amigos de diversos países para contar história dela, um empresa que pertence a um grupo multinacional, mas que também é genuinamente brasileira na área de caminhões e ônibus.

Ela também inventou o conceito da fábrica modular em Resende (RJ) e, neste último dia 1º de novembro completou 23 anos. A marca também celebra a produção de quase 1 milhão de veículos no Brasil, a liderança de seus caminhões e ônibus em vários segmentos do mercado e a entrada definitiva na mobilidade zero emissão, com a recém-anunciada criação do e-Consórcio para fabricação de caminhões elétricos.

A produção de caminhões começou em 1981, na fábrica de veículos de passeio da marca em São Bernardo do Campo (SP). Mesmo tendo uma das legislações mais complexas e burocráticas do mundo, a empresa não teve medo de buscar mercados em outros países. Ao longo dos anos, enviou seus produtos para países da América Latina, África, Oriente Médio e Ásia, levando os produtos VWCO a cerca de 30 mercados e hoje pertence ao Grupo Traton, que reúne ainda as marcas Scania, MAN e RIO (de serviços digitais), lançada recentemente na Fenatran. 

VW começa a exportar o novo Delivery 6.160

Argentina e Chile são os mais novos mercados sul-americanos a receber o VW Delivery 6.160. O modelo conta com a nova geração de cabines, mais modernas, amplas e confortáveis.

A nova geração da linha Delivery foi projetada e desenvolvida para definir um novo patamar no atendimento às necessidades do cliente, combinado aos valores atemporais Volkswagen: soluções sob medida, perfeita funcionalidade e qualidade visual. 

A transmissão é Eaton ESO-4206, de seis velocidades, que atua em conjunto com o motor Cummins ISF de 2,8 litros, com 160 cv de potência e torque de 43,8 mkgf.

“Já podemos decretar o sucesso da nossa nova gama Delivery, que agora vai conquistar o mercado com este novo e competitivo caminhão de 6 toneladas, com o qual voltamos a entrar em um segmento de alto dinamismo, que hoje representa 18,6% as vendas totais no mercado de veículos para distribuição no Chile”, estima Julio Torres, gerente da divisão de Caminhões e Ônibus da Porsche Chile, representante da VW Caminhões e Ônibus no País.

De acordo com a fabricante, em passagem pela Cordilheira dos Andes, a nova família Delivery foi submetida às reações mais adversas de ambientes (como uma operação em temperaturas de -10 °C) para comprovar o comportamento do motor, e demonstrar que está apta a encarar novos mercados. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).