A ZF lançou a nova transmissão 6S-480 para o segmento de veículos comerciais leves, que irá integrar a família de transmissões de seis velocidades da marca.

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Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas e um novo escalonamento. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.

A novidade é lançada globalmente e no Brasil vai ao encontro de uma tendência por veículos menores equipados com caixas inteligentes. Prova disso, é a MAN Latin America que apresentou o Delivery 13.160 com transmissão automatizada ZF 6AS 1000 TO.

No caso, a nova transmissão da ZF é ideal para aplicação em caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas.

Seu desenvolvimento partiu da ZF Alemanha e contou com o suporte das áreas de engenharia de aplicação, produto, projetos, manufatura e qualidade da ZF do Brasil. Para sua homologação foram realizados intensos testes de durabilidade em rotas urbanas e rodoviárias, além de testes tear down para avaliar a robustez dos componentes internos. Além disso, foram ainda executados testes de bancada dos componentes com novos designs como rolamentos, engrenagens e sistema de engate.

A viabilização da produção no Brasil ocorreu com a implantação de uma nova linha de montagem, equipada com ferramentas de última geração, na planta de Sorocaba, SP. A linha é exclusiva para a produção da nova transmissão, que faz parte da família destinada a esta faixa de aplicação, e está em operação desde setembro do ano passado. Integram a família as transmissões 6S-420 e 6S-450.

De acordo com Sivio Furtado, diretor de vendas da ZF América do Sul, o Iveco Daily, produzido no Complexo da montadora em Sete Lagoas (MG), é o primeiro veículo no mundo a utilizar a nova tecnologia. Outras montadoras já estudam a sua aplicação no Brasil, completa o executivo.

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Para Furtado “a 6S-480 surge como uma evolução das versões anteriores e oferece às montadoras e clientes finais uma série de benefícios relacionados à economia de combustível e melhor produtividade”. Com seis velocidades, mecânica e sincronizada, a 6S-480 possui capacidade de torque de entrada de até 46 mkgf para aplicações em caminhões e vans até sete toneladas, e 49 mkgf para caminhonetes de médio porte. A 6S-480 não substitui a transmissão 6S-450, mas, sim, complementa o portfólio de soluções da ZF para essa faixa de aplicação em veículos comerciais leves.