Fabricantes sistemistas, muitas vezes, para conseguir demonstrar os seus sistemas em uma aplicação real, precisa construir um veículo inteiro. Foi assim que a Cummins teve que fazer para mostrar o seu trem de força elétrico com a apresentação do cavalo mecânico Aeos, mostrado na edição 166 da TRANSPORTE MUNDIAL.

ZF
O ônibus de testes levou um ano para ser desenvolvido

Agora foi a vez da ZF desenvolver um ônibus inteiro para mostrar suas tecnologias para eletromobilidade. O ônibus urbano elétrico da ZF incorpora todas as tecnologias que a empresa desenvolveu até o momento, incluindo a mais recente, a CeTrax, apresentada na última IAA Veículos Comerciais (Salão de Hannover, na Alemanha), mas de forma isolada. Trata-se de uma transmissão central elétrica para ônibus de piso baixo. Outros produtos da ZF que para ônibus elétrico incluem o eixo elétrico AVE 130 e a transmissão automatizada TraXon Hybrid.

Segundo o engenheiro responsável pelo desenvolvimento do sistema de transmissão de ônibus, Jochen Witzig, a unidade CeTrax pode ser adaptada às plataformas de veículos existentes, sem grandes modificações no chassi, nos eixos ou nos diferenciais, portanto, sem custos extras de desenvolvimento e instalação graças ao conceito plug-and-drive.

A ZF garante que a CeTrax possui a mesma potência de motores convencionais, de 300 kW (407 cv) e 4.400 Nm (448,7 mkgf) de torque. A capacidade de rampa é de 25%. O resultado é uma aceleração sem interrupção de torque, com redução das vibrações no chassi e de funcionamento silencioso, o que se traduz em mais conforto para os passageiros.

ZF
Cetrax: potência de 407 cv e torque de 448,7 mgkf

A unidade de transmissão elétrica da ZF pode ser combinada com eixos traseiros e eixos convencionais de piso baixo para qualquer tamanho de chassi.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).