e-Volksbus, ônibus elétrico VW, chega no segundo semestre

307

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) vai iniciar a produção do seu ônibus elétrico neste ano. Conforme a marca, o e-Volksbus chega a partir do segundo semestre.

Por ora, a Volkbus informa que ônibus está rodando em testes pela engenharia da marca. Usando a pista de testes da planta de Resende (RJ).

LEIA TAMBÉM: Scania lança programa de transporte com caminhões autônomos

Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da VWCO, informa que o veículo compartilha de componentes do e-Delivery, caminhão elétrico da marca. O que também ajudou a acelerar o desenvolvimento do modelo.

“Daremos início à produção no segundo semestre de 2024. Esta será uma etapa importante para a adaptação do produto na linha de produção”, diz Chaves.

e-Volksbus, ônibus elétrico da Volkswagen, chega no segundo semestre
O e-Volksbus tem autonomia de 250 km

O ônibus elétrico vai ter versões micro a superarticuladas

O e-Volksbus tem capacidade de 22 t. E conta com 250 km de autonomia. O que ajuda a maximizar essa autonomia, segundo a marca, é o sistema de frenagem regenerativa.

Ademais, na lista de equipamentos está o Eco-Drive Mode. O sistema ajusta o consumo de energia do veículo. Além disso, o modelo conta com proteção contra inundação.

O passageiro ainda tem como benefício o sistema de ajoelhamento facilitando o acesso ao veículo. E no quesito conforto há, ainda, a suspensão pneumática integral.

O ônibus foi desenvolvido com arquitetura modular. Em outras palavras, isso permite opções de configurações do chassi. Nesse sentido, a Volksbus informou que contará com versões como micro-ônibus de 9 metros e superarticulado de 23 metros, por exemplo.