Em menos de um ano do anúncio da parceria entre Iveco, FPT e Nikola Motor Company para a produção de caminhões elétricos, as empresas anunciaram onde o caminhão Nikola Tre, para o mercado europeu, será produzido. Será em Ulm, na Alemanha, cidade onde também é a sede da Magirus, outra divisão do Grupo CNH Industrial, controlador da Iveco, Case, New Holland e outras empresas do setor de transporte comercial e equipamentos para o agronegócio e construção civil.

Segundo a CNH Industrial, o espaço de Ulm, em Baden-Württemberg (região mais ao sul da Alemanha, próximo a sede da concorrente Mercedes-Benz em Stuttgard, e vizinha da Baviera, região que onde fica também a concorrente MAN), se tornou o polo alemão da mobilidade com célula de combustível. Assim, a joint venture CNH e Nikola fica próximo a importantes fornecedores de tecnologia impusionados por investimentos substanciais do governo alemão.

O governo federal da Alemanha vai reservar 2 bilhões de euros (equivalente a R$ 9,38 bilhões) para financiar programas de inovações em tecnologias de hidrogênio.

“Nossa joint venture europeia com a Nikola, e o anúncio de hoje, são provas de que os transportes de longa distância com emissão zero estão se tornando uma realidade e resultando em benefícios ambientais tangíveis para os transportadores de longa distância e os cidadãos da Europa”, aponta Hubertus Mühlhäuser, CEO da CNH Industrial. “A decisão de fabricar o Nikola Tre em Ulm, um centro de excelência em engenharia de caminhões para serviços pesados, ressalta a localização estratégica no centro do polo tecnológico de células de combustível da Alemanha.”

Os primeiros modelos a entrarem em produção serão os caminhões articulados elétricos a bateria 4×2 e 6×2. Os veículos têm baterias modulares e escalonáveis com capacidade para até 720 kWh e sistema de transmissão elétrico que fornece até 480 kW de energia contínua.

“Aproveitando nossas fábricas de alto padrão em Madri e Valladolid, na Espanha, onde o IVECO S-Way é produzido, conseguimos acelerar a montagem final, a integração do sistema de transmissão e a personalização sofisticada do Nikola Tre para uma introdução oportuna no mercado, em 2021”, destaca Gerrit Marx, presidente comercial e de veículos especiais da CNH Industrial.

Lançamento do Nikola Tre será em Hannover deste ano

Uma das características das empresas italiana é a agilidade para tomadas de decisões e depois a execução do planejado. Em apenas três meses depois que ter anunciado a joint venture com a Nikola Motors, startup norte-americana que está desenvolvendo diversos veículos elétricos e com maior foco em caminhões, o primeiro protótico com as assinaturas de Iveco, FPT e Nikolas já vou aprensentado. O plano já e fazer o lançamento no Salão do Hannover (IAA Commercial Vehicles), que ocorrerá entre 24 e 30 de setembro em Hannover, na Alemanhã.

A parceria entre as duas empresas, que conta com investimento de US$ 250 milhões do Grupo CNH Industrial (dono das marcas Iveco, FPT, New Holand, Case, entre outras), prevê o desenvolvimento e a produção de caminhões elétricos e célula de hidrogênio. A tecnologia de eletrificação ficará por conta da Nikola, chassi, distribuição e pós-venda, com a Iveco.

O objetivo do grupo é acelerar a competição no mercado de transporte de carga com baixo índice de emissões para os mercados da Europa e Estados Unidos. Para o Brasil, ainda não há perspectiva dentro dos próximos 30 ou 40 anos devido a falta de infraestrutura, renda per capita baixa e PIB muito baixo.

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).