O editor da revista “O Carreteiro”, João Geraldo, publicou interessante artigo sobre o alto o número de acidentes nas rodovias brasileiras, assim como o saldo de milhares de mortos e feridos de ocorrências registradas em estradas de diferentes regiões do País, colocam a profissão do motorista de caminhão na condição de uma das mais perigosas para quem a exerce. Leia a matéria completa neste link.
Leia mais: Entenda os novos limites para o excesso de peso nas rodovias
A MP (Medida Provisória) do Governo Federal muda a tolerância de peso bruto por eixo nas cargas acima de 50 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).
Assim, os caminhões deixam de ficar retidos até a remoção da carga excedente. A nova margem passa de 10% para 12,5% do peso bruto total por eixo nas cargas acima de 50 toneladas; abaixo de 50 toneladas, será permitido até 5% de excesso no peso.
O objetivo, segundo o governo, é evitar que motoristas sejam multados por não aferir o peso por eixo na hora do carregamento, dada a dificuldade de distribuir as cargas uniformemente pela carroceria. “O impacto disso na manutenção das rodovias é mínimo”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.
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