A Smolka Transportes ampliou a sua frota com a assinatura de 10 Transit chassi fornecidas pelo Ford Go Frotas. Os veículos equipados com baú de 22 m3 serão usados no serviço de entrega de última milha para no segmento do e-commerce em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Fundada em 2015 em Curitiba, a Smolka Transportes conta hoje com 400 veículos na frota. Além de sua sede ser em Alphaville, SP, a empresa conta com centros de distribuição em Porto Alegre, Goiânia, Brasília e Itajaí. Desde 2023, a empresa tem dobrado de tamanho a cada ano.
LEIA TAMBÉM: Volkswagen Caminhões e Ônibus triplica o volume de vendas na Argentina
Seja como for, até 2022, toda a sua frota era composta por veículos agregados, agora reduzidos a 40%. Os outros 60% são veículos contratados por assinatura ou locação. Assim, favorecendo a expansão do negócio.
“O mercado de veículos de entrega tem uma frota antiga, entre 10, 12 anos. Por isso, com a assinatura, usamos só veículos novos. Dessa forma, não temos problemas porque esses modelos novos garantem maior disponibilidade de serviço. É um grande benefício para o nosso cliente”, diz Eduardo Smolka, CEO e fundador da empresa.
Tecnologia e segurança
Conforme o CEO da empresa, comparada às concorrentes a Transit entrega mais tecnologia embarcada, incluindo recursos como GPS. “Ela tem equipamentos que ajudam realmente quem está fazendo a entrega na rua e os níveis de sinistro são muito menores”, destaca.
Além disso, a Smolka foi uma das primeiras a utilizar a Ford E-Transit no Brasil, com 100 unidades da van elétrica operando na frota há oito meses. A experiência positiva com esse modelo também favoreceu a escolha da Transit Chassi a diesel. Nesse sentido, há projeções de aumento da participação do modelo na operação da empresa neste ano.
A Smolka Transportes tem uma cultura corporativa focada em segurança e uma área de treinamento de condutores. O que contribui para a retenção de profissionais.
“O nosso principal diferencial no mercado é como olhamos para o negócio. Ter um motorista bem treinado e educado, que roda todo dia e representa o nome do meu cliente lá na ponta é o que traz a qualidade para o cliente final”, completa.
Todavia, com o serviço de assinatura do Ford Go Frotas, o cliente paga um valor fixo mensal sem se preocupar com impostos, documentação, emplacamento, revisões e seguro do veículo. Dessa forma, há planos a partir de cinco unidades da Transit ou da Ranger pelo prazo de 12, 24 ou 36 meses, com pacotes de rodagem de 2.000, 3.000 ou 4.000 km mensais.
“Com a assinatura, o frotista tem previsibilidade de custos e pode investir o capital em outras áreas para a expansão do seu negócio”, diz Victor Coelho, supervisor de mobilidade e novos negócios da Ford.