Especial Hannover – Parte 3

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Iveco Dual Energy 

O futuro da mobilidade de baixo impacto ambiental é o tema que a Iveco elegeu para mostrar o Vision. Trata-se de um conceito que surgiu da tecnologia Dual Energy da Iveco, o chassi mostrado na edição de 2012 do salão de Hannover, reunindo tecnologias com potencial de uso no veículo comercial leve do futuro. O Vision se caracteriza pelo sistema Dual Energy, que permite o uso de dois tipos diferentes de tração: uma exclusivamente elétrica, que garante emissão zero e baixos níveis de ruído e outra híbrida, termoelétrica, adequada para viagens longas, cujo consumo e emissões de CO2 são até 25% menores.

Nessa arquitetura, uma unidade de transferência específica conecta o motor elétrico aos eixos de transmissão, permitindo ter um híbrido que também é um sistema de tração adaptativo com gerenciamento de energia em tempo real. Com base em elementos relacionados à operação, o veículo se adapta automaticamente à tração mais adequada. O veículo está equipado com um tablet de alta integração, que se comunica com os equipamentos eletrônicos de bordo. Também conta com sensores que garantem visibilidade externa irrestrita de dentro da cabine, enquanto a visão da câmera traseira é exibida em uma tela panorâmica na parte de cima do para-brisa, além disso, conta com sistema de gerenciamento de carga que tem como base uma série de sensores que identificam a mercadoria transportada e indicam a posição correta dela no interior do veículo.

Volvo dupla I-Shift 
Dupla embreagem
A transmissão automatizada I-Shift, que já é uma caixa tradicional da Volvo, ganha uma nova geração, que agrega uma caixa de engrenagens de eixo duplo, cujo gerenciamento é totalmente eletrônico. Denominada embreagem dupla I-Shift, são duas embreagens (uma dentro da outra) que se alternam para evitar a perda de força nas trocas de marcha. Além de realizar as trocas suavemente e sem trancos, a I-Shift de dupla embreagem colabora com a maior eficiência no consumo de combustível e, logo, de emissão de CO2.

A embreagem dupla da Volvo está disponível nos caminhões pesados, o Volvo FH e eles são os primeiros veículos de transporte a serem equipados com o componente, comuns em automóveis de luxo.

O caminhão verde da Scania 

O Scania G 410 4×2 recebeu o prêmio Green Truck of the Year (Caminhão Verde do Ano), por ter o consumo mais otimizado, graças a uma série de melhorias, entre elas, um defletor de ar complementar. O caminhão possui motor Scania de 13 litros, 6 cilindros em linha, de 410 cv de potência e 219,3 mkgf de torque que para atender a Euro 6 utiliza a tecnologia SCR. Sua caixa é a Opticruise de 12 velocidades automatizada, integrada ao freio retarder. Tudo isso, resultou em um caminhão que pode rodar 100 km com o veículo transportando 40 toneladas e consumir 23,29 litros de diesel.

Hora do silêncio para a DAF 
DAF CF Silent
O destaque da holandesa DAF foi o CF Silent, modelo direcionado à distribuição urbana que pode fazer operações noturnas graças ao seu nível de ruído, que não ultrapassa o limite de 72 dB(A). Apenas acionando um botão no painel de instrumentos, o caminhão entra no modo silencioso; ao ser acionado, um software entende que deve limitar o torque e o regime do motor, ao mesmo tempo que cambia a marcha com o mesmo regime do motor, mais baixo, para dessa forma não consumir combustível. O encapsulado da caixa de câmbios também contribui para reduzir ruídos. Por essa faceta, foi certificado como tal.

O novo DAF CF Silent está equipado com um motor Paccar MX-11 de 10,8 litros, com opções de potência de 286 cv e 435 cv. O modelo passa a ser ofertado no mercado europeu a partir de 2015 na versão 4×2 com cabine simples e leito e opções de distância de entre-eixos.

Renault Master de cara nova 
Renault Master
Disponível de 2,8 t a 4,5 t, nas versões furgão, chassi-cabine simples ou dupla e van, o novo Renault Master pode ser oferecido em qualquer das versões com caixa manual ou automatizada. O modelo dispõe também de tecnologia biturbo que permite funcionar de maneira sequencial ou simultânea um turbo de baixa pressão e outro de alta pressão e, por consequência, dispor de uma pressão de sobrealimentação máxima em todas as fases de utilização do motor. Para o motorista, isso resulta em um melhor conforto de condução, melhores prestações do veículo e, ao mesmo tempo, uma redução de consumo das emissões de CO2. As versões com motores de 135 cv e 165 cv chegam de série com esse sistema.

O Renault Master conta, também de série nessas versões, com o sistema Stop & Start, que coloca automaticamente o motor em espera quando o veículo está parado nos semáforos, por exemplo. Combinados, esses sistemas e a tecnologia biturbo permitem uma economia de até 10% de combustível. Há ainda versões do Master com potências de 110 cv, 125 cv e 150 cv e todos com motor 2,3 litros atendendo a Euro 5b+.

Dongfeng para o mundo
 

Além de levar seus modelos KL, KC e KR, a Dongfeng usou o salão para apresentar aquele que será o seu representante mundo afora, o caminhão rodoviário KX. Já que a fabricante chinesa o projeta para o mercado global, chamou a atenção o trem de força, que, segundo a Dongfeng, oferece baixo consumo de combustível e de emissões.

Diferentemente do que se tem visto entre veículos de origem chinesa, o Dongfeng KX é bem-acabado, trazendo muitos itens de série, como ar-condicionado e pacotes de segurança ativa, além de atender os requisitos de segurança europeus.

“Com esse produto, vamos expandir os nossos negócios e estabelecer novas conexões com o mercado da Europa Oriental, África, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e América Latina”, revelou Huang Gang, presidente da Dongfeng Veículos Comerciais.

Volks dá um passo à frente 

Considerada polivalente e confiável, a Tristar, picape-conceito da Volkswagen Veículos Comerciais, é uma combinação de veículo off-road e flexibilidade para o transporte de carga se transformar em um escritório móvel, sem deixar o DNA esportivo de lado.

Tal miscelânea rendeu no desenvolvimento de um veículo que possui cabine estendida, tração integral permanente e bloqueio do diferencial do eixo traseiro. O desenho dos faróis, em LED, e da parte frontal mais agressiva remetem à VW Transporter. A bordo, a picape possui um painel simples, porém, bem-acabado. Ainda há bancos de couro, tela no console, mesa tablet com tela de 20”, sistema para videoconferência, mesa para refeição , bancos giratórios e uma máquina de café expresso acoplada atrás do banco do motorista.  Entre os sistemas há um dispositivo que eleva a altura da carroceria em mais 30 mm em relação ao solo.

Os veículos comerciais de 2015
 
O IAA também premiou os veículos que mais se destacaram em inovação, seja ambiental ou em segurança.
O Renault T foi eleito o Truck of the Year 2015 ou (o Caminhão do Ano 2015) por um júri composto por jornalistas de importantes publicações do setor na Europa. O prêmio destacou as soluções aerodinâmicas e o conforto que o caminhão oferece a bordo, priorizando o motorista. Graças ao seu desenho inovador e ao trem de força renovado, o Renualt T está 5% mais econômico em relação à geração anterior. 

O Bus of the Year 2015 foi para o MAN Lion’s City GL CNG, um urbano articulado que opera com gás natural. O modelo, além do apelo ecológico, está 15% mais econômico na manutenção. Na categoria van o destaque foi o novo Daily da Iveco, que em sua terceira geração, além de ter recebido um novo design, 80% de seus componentes são totalmente novos. Chama a atenção a nova suspensão dianteira Quad-Leaf, solução que eleva para 100 kg a capacidade de carga máxima permitida, e a Quad-Tor alternativa que eleva para 2 500 kg a carga máxima sobre os eixos. Completa a novidade os motores com opções de potência entre 106 cv e 205 cv, incluindo uma versão GNV de 136 cv.