A eletrônica embarcada e demais tecnologias que trazem mais segurança e reduzem custo da operação de transporte já marcam presença nos novos implementos rodoviários que estão chegando ao mercado brasileiro. A recém-apresentada linha de graneleiros New R da Randon, além de trazer materiais mais leves e resistentes, entre outras soluçõeso, nasceu preparada para a conectividade bem como para igressar na eletromobilidade os implementos da marca com o uso do eixo elétrico de tração auxiliar.

Na visão da empresa, o lançamento marca um novo momento da Randon Implementos e dá início à construção de um futuro sobre os pilares da inteligência embarcada, eletromobilidade, modularidade e sustentabilidade, os quais juntos deverão mais rentabilidade para o agronegócio e menor custo de propriedade para o transportador.

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Eixo elétrico (Foto: felipe Fedrizzi)

A inteligência embarcada conta com uma plataforma dotada de sistemas de telemetria e sensoriamento que permitem o controle do implemento à distância e gera dados para controle e gestão da frota. Combinados com a contratação de serviço de manutenção preventiva, por meio da rede de distribuidores Randon, permite o acompanhamento do semirreboque durante toda sua vida útil.

Como acontece com os caminhões, o objetivo é ter um controle de manutenção por meio de paradas programadas para se ganhar produtividade. Inicialmente a inteligência será disponibilizada somente para implementos novos e seminovos com menos de três anos de uso.

No campo da eletromobilidade, os novos graneleiros nasceram preparados para receber o eixo elétrico de tração auxiliar, item para ajudar movimentar a carreta especialmente nos trechos de subida. Autorizado para uso em semirreboque desde 17 de maio desse ano pelo Contran, esse módulo de tração elétrica desenvolvido pela Suspensys (empresa do Grupo Randon) foi apresentado em 2019 na Fenatran. Desde então, passou por vários testes em caminhões de empresas de transporte e já está disponível para o mercado.

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Nova linha de semirreboques ficou mais leve  com o uso de materiais mais leves na fabricação (Foto: Samuel Zulianelo)

Identificado como e-Sys, trata-se de um módulo com sistema de recuperação de energia gerada durante a frenagem e descidas. Dessa forma, o eixo elétrico acumula energia para ajudar o caminhão a vencer ladeiras com mais eficiência e menos consumo de combustível. Dependendo da aplicação, essa tecnologia pode gerar economia de combustível de até 20%, além de menor desgaste dos componentes do caminhão e menor emissão de resíduos no meio ambiente.  No entanto, seu custo ainda é alto, tratando-se portanto de um componente cujo uso deve ser analisado se trará as vantagens esperadas para as características da operação do transportador.

Além da inteligência embarcada e da eletromobilidade, a linha de graneleira New R traz também como também destaque redução de peso capaz de proporcionar ganho acima de 800kg de carga líquida no semirreboque e mais de 1,2 tonelada no rodotrem. A maior capacidade de carga se deve à aplicação de materiais mais leves na construção do implemento.

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 Conectividade e manutenção programada estão entre as novidades da nova linha (Foto: Samuel Zulianelo)

A caixa de carga, por exemplo, utiliza a uma terceira versão do Ecoplate 20% mais leve. Esse material que reúne alumínio e plástico não requer pintura e possibilitou a redução de 280kg somente na caixa de carga do rodotrem. O assoalho, por sua vez, em versões de alumínio e aço, chega a ser até 190 mais leve. Há também opção pelo assoalho de compensado naval, mas o objetivo da Randon é reduzir o uso com a substituição por outros materiais mais leves.

Perfis de alumínio

Ainda de acordo com a fabricante, as tampas da linha graneleira são construídas com perfis de alumínio e sem soldas em sua estrutura são mais leves para abrir e fechar. Alguns dos elementos de fixação de acessórios do semirreboque, como o semi- varão, por exemplo, são feitos smart composites, material 65% mais leve que o anterior produzido em aço. Segundo a Randon, com as novas opções a redução total do rodotrem pode chegar a 1 tonelada mesmo com rodas de ferro.

O isolamento da caixa de carga conta com novas borrachas que reduzem a perda de grãos. Dependendo da configuração do semirreboque, o assoalho em alumínio de alta resistência e novas bocas de escoamento proporcionam mais rapidez no escoamento da carga. A parte traseira do implemento traz novidades, com novo formato nas sinaleiras e na aplicação da marca da fabricante, além do para-choque tubular sem solda nas colunas que conta com sistema de travamento automático e molas para reduzir o nível de ruídos e geometria para proteger o adesivo refletivo.   

Iluminação

A nova linha de produtos traz novidades também na iluminação, com maior número de Leds em todas as funções para tornar o implemento mais visível. Esse sistema está em conformidade com a resolução do Contran 667/17 prevista para entrar em vigor a partir de 2024. Considerada pela empresa como a sua mais moderna geração de graneleiros já produzida, a linha New R recebeu investimento de R$ 5 milhões destinados a toda parte de pesquisa, desenvolvimento e novos maquinários entre outros itens.

O diretor-superintendente da Divisão Montadora das Empresas Randon, Sandro Trentin, reforçou que o graneleiro é o primeiro produto a carregar a transformação representada pela Linha New R. De acordo com o executivo, mais uma vez, a companhia se coloca à frente ao desenvolver um produto com soluções que beneficiam o transporte no quesito de economia de tempo e aumento de desempenho, bem como também levando em conta a sustentabilidade. “A Linha New R, agora representada no novo graneleiro, faz o movimento em direção ao futuro”, concluiu.