Neste mês de abril, mais profissionais foram formados pela FABET (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte) no Curso Gestão de Segurança no Transporte. Participaram profissionais de oito empresas, sendo 13 alunos que participaram de diversas aulas com o objetivo de aperfeiçoar e aprimorar os conhecimentos em SSMA (Segurança, Saúde e Meio Ambiente), além de valiosas trocas de experiências entre profissionais já com experiências no setor de transporte de cargas.
Vamos conhecer um resumo de cada apresentação:
Expresso Nepomuceno S/A
Os alunos Adelzo Andrade da Fonseca Junior, Eduardo Elias da Silva, Douglas Ezequiel e Paulo Roberto Lucindo apresentaram o case “Gestão da Fadiga em Operações Off Road Sucro Energético”. O trabalho considerou a experiência do tema em um ambiente específico de atuação. Os problemas de fadiga são amplamente tratados no transporte rodoviário. Nesse trabalho, os profissionais estudaram as características específicas do ambiente de atuação. Tais elementos dificultadores como período safra, taxa de rotação, cultura, tecnologia de comunicação e dentre outros, podem influenciar no resultado do programa de segurança viária e na implementação do programa do sono. Há interesse nítido das empresas na busca pela eliminação dos acidentes envolvendo a causa sono em seus negócios e o novo cenário nacional e mundial com tecnologia embarcada favorece as práticas prevencionistas.
Sertran Transportes
A aluna Ana Paula Baransk, da Sertran Transportes, apresentou o trabalho “Implantação da Área de Segurança do Trabalho” com nova ressignificação para a empresa, com resultados concretos em melhoria da segurança, redução de atestados e efetiva comunicação para todos envolvidos, inclusive, os clientes.
Grupo Imediato
Com o tema “Mapa nas Mãos” os alunos Bruna Moraes, Melissa Barbosa Jhonatan Adelino, profissionais do Grupo Imediato, mostraram o plano para eliminar as dificuldades dos motoristas, principalmente os novatos, no uso das informações dos rotogramas utilizando a tecnologia de QR Code. Os resultados foram a redução dos eventos registrados pela telemetria, melhor entendimento sobre o funcionamento da cerca eletrônica, das atualizações de rotas, dos trechos críticos para sonolência, redução das infrações de excesso de velocidade, entre outros.
Ademir Transportes
A aluna Daniela Aragaki apresentou o trabalho de implantação de “Implantação de Câmeras e Sensores de Fadiga” no Grupo Ademir Transportes. Todos os caminhões da frota do grupo possuem a tecnologia, mas o trabalho apresentou o resultado positivo com campanhas educativas envolvendo não só os condutores, mas também os familiares.
Transportadora Andrade
“Gestão de Fadiga no Transporte” foi o tema da aluna Izabelle Luiza Almeida Silva, profissional da Transportadora Andrade. Com os aprendizados durante o curso e diante os desafios impostos pela pandemia, Izabelle demonstrou que percepção que houve da empresa em estar mais próximo de todos os profissionais, independentemente do departamento, com o objetivo de melhorar as relações interpessoais. As tecnologias para controle de fadiga já estavam sendo utilizadas desde 2017, mas a humanização do uso de conhecimentos da psicologia e medicina, a empresa conseguiu melhorar os resultados de redução de ocorrências e aumentar o comprometimento de todos.
Ipiranga
O trabalho apresentado pela técnica em segurança logística, Jéssika Souza, profissional da Ipiranga, foi sobre como tornar eficiente a comunicação para transmitir, engajar e aumentar a cultura de segurança entre a alta liderança e os profissionais de segurança das transportadoras parceiras e os motoristas profissionais.
Transportadora Porto Ferreira (TPF)
O aluno Rafael Maestrello, profissional da TPF, apresentou o tema “Percepção de Riscos” que teve com o objetivo de ir além do uso das tecnologias e desenvolver motoristas profissionais para que tenham o olhar crítico quanto a situações de riscos, trazendo assuntos diversos do nosso cotidiano, de forma a trabalhar a mudança de hábito para reduzir cada vez mais o número de “acidentes” controláveis para ZERO.
Transpedrosa
Com o tema “A Humanização do Transporte como forma de Gestão e Governança”, o aluno Rosimario Cosme da Silva, profissional da Transpedrosa. O objetivo foi manter um baixo nível de turnover para satisfação dos clientes internos e externos, garantindo a qualidade dos produtos e serviços com excelência na governança e gestão dos processos. Com diversos encontros e atividades de relacionamento com os colaboradores, a Transpedrosa teve significativas reduções dos índices de turnover e violações, considerando que a base de comparação já era baixa.