O mercado de caminhões entre 8 e 11 toneladas contava com poucas opções para o transportador, o que não é bom, principalmente, depois do encerramento das atividades da Ford. A concorrência é importante e, enfim, a Iveco lançou os prometidos Iveco Tector de 9 e 11 toneladas com todos os benefícios de quem chega por último e trabalha para entregar um produto competitivo, inclusive, no preço.
O Tector 11-190 chega com preço de R$ 165.000, mais barato que o único concorrente, o VW Delivery 11.180, que tem o preço médio de R$ 176.000, segundo tabela Fipe. O técnico 9-190 parte de R$ 155.000.
“Os lançamentos nos tornam mais competitivos no segmento dos médios, que representa 20% do mercado de transportes no Brasil, e completam nosso portfólio. Agora, estamos mais fortes dos leves aos pesados”, afirma Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América do Sul.
A Iveco usou uma solução muito inteligente. Pegou a cabine do semipesado Tector e fez todo o desenvolvimento para ser uma solução que oferece bom espaço e conforto para chassi dos segmentos de leves e médios.
Quem digiri o Tector 9-190 e 11-190 se sente em caminhão grande, robusto e nem por isso menos confortável e ágil do que os leves do mercado. Na verdade, este tipo de solução não é nova. A Ford sempre fez isso, usando a cabine do Cargo do caminhão de 9 t até 31 t. A diferença da Iveco para a Ford que a engenharia de Sete Lagoas fez um trabalho de atualização para os segmentos de 9 e 11 t, inclusive garantindo que o primerio degrau seja mais baixo, 40 cm do solo. Ambos os caminhões receberam sistema hidráulico de basculamento da cabine como item de série.
Os protótipos do Tector de 9 e 11 t foram mostrados na Fenatran de 2017 para lançamento no final de 2018. “Postergamos o lançamento anteriormente previsto para dezembro do ano passado para justamente termos certeza de que estávamos respondendo aos desejos do cliente”, conta Ricardo Barion, diretor de vendas e marketing da Iveco na América do Sul. “Rodamos com muitos modelos da concorrência e presenciamos de perto o dia a dia do caminhoneiro para entregar o caminhão que eles querem”, garante.
Os novos modelos custaram R$ 40 milhões de investimento e três anos de desenvolvimento.

Assim, a nova cabine do Tector segue o desenho global da marca e está igual o Eurocargo, modelo que cumpre a mesma função do Tector na Europa, mas com muito mais variações de versões, motores e tecnologia que no Brasil não são aplicadas por questões de custos.
O design da nova cabine está em toda família Tector. Nos semipesados, com opções de cabine curta, leito teto baixo e leito teto alto, inclusive, uma nova versão cavalo mecânico 17-300 4×2 Auto-Shift. Esta versão é indicada para carreta de dois eixos, inclusive espaçados, e PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de até 36 toneladas.
O Tector realmente ficou muito bonito, mas isso é uma questão subjetiva e o leitor poderia ter a sua própria conclusão vendo a foto e o caminhão em uma concessionária e, em breve, nas ruas.
Principais dados da ficha técnica
Tector 11-190
Motor: FPT NEF 4 (4 cilindros), 4.500 cm3, 190 cv a 2.500 rpm e 62,2 mkgf de 1.350 rpm a 2.100 rpm.
Transmissão: Eaton 6206 B manual de seis velocidades. Até o final do ano deve ser lançada a versão automatizada.
Entre-eixos: 3.900 mm e 4.455 mm.
PBT: 10.600 kg (13.000 kg com 3º eixo colocado por implementador).
Carga útil sem o implemento: 7.400 kg (3.900 ee) e 7.325 kg (4.455 ee).
Tector 9-190
Motor: FPT NEF 4 (4 cilindros), 4.500 cm3, 190 cv a 2.500 rpm e 62,2 mkgf de 1.350 rpm a 2.100 rpm.
Transmissão: Eaton 6106 B manual de seis velocidades. Até o final do ano deve ser lançada a versão automatizada.
Entre-eixos: 3.900 mm e 4.455 mm.
PBT: 8.600 kg. (11.000 kg de CMT)
Carga útil sem o implemento: 5.575 kg (3.900 ee) e 5.500 kg (4.455 ee).
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