Iveco Vertis: mais rentável na distribuição

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Fabricado pela Iveco em Sete Lagoas, MG, o caminhão Vertis 90V18 HD figura entre os mais modernos de sua categoria de veículos leves, contudo ainda não conquistou muitos clientes, pois não está entre os 10 mais vendidos de seu segmento. Contudo, competência para isso ele tem.

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Com a chegada da norma do Proconve, a P7, equivalente a Euro 5, os executivos da marca de origem italiana resolveram promover melhorias no modelo, pegando carona na atualização do motor para atender a norma de emissão de poluentes mais limpa. O caminhão leve ganhou novidades de acabamento e em alguns sistemas, mas o desenho permanece o mesmo. Chama a atenção o chassi cuja estrutura foi reforçada, inspirada no Iveco Tector, semipesado da marca.


Com o sobrenome HD (Heavy Duty) a Iveco quer chamar a atenção para a robustez do produto, que tem um PBT (Peso Bruto Total) de 9 300 kg, PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 11 000 kg e carga líquida de 4 780 kg. 
O Vertis 90V18 possui tração 4×2 e foi desenvolvido para atender ao transporte, sobretudo em operações urbanas e em algumas situações rodoviárias de curtas distâncias – sendo muito procurado no setor varejista e de coleta e distribuição. Outra gama de clientes que compram o Vertis é do segmento de guincho e caçamba. 

O motor faz parte da nova geração de propulsores mais limpos e econômicos desenvolvidos pela Iveco e que leva o nome Ecoline. Por isso, ganhou mais força, está 10% mais potente e com 7,6% de torque a mais que a motorização anterior. O NEF 4, produzido pela FPT Industrial, possui 4 cilindros em linha e desenvolve  177 cv de potência, 58 mkgf de 1 250 a 2 100 rpm de torque.


Neste caso, o destaque vai para a alta disponibilidade de torque em baixas rotações o que contribui para a redução das trocas de marcha e, por consequência, para o consumo reduzido de combustível. O trem de força se completa pela caixa ZF, de 5 velocidades, manual. A relação de redução é de 4,10:1, adequada por ser versátil em vários perfis de atividades as quais o Vertis é direcionado. A cabine é simples, mas a versatilidade do veículo se completa com as três opções de entre-eixos: 3 330 mm, 3 690 mm e 4 455 mm.

MAIS VALOR AO CONDUTOR

Nessa nova roupagem o Vertis HD está mais silencioso, graças ao novo sistema de suspensão da cabine, com quatro pontos de fixação e novas molas e amortecedores. A suspensão primária também recebeu novas molas, amortecedores e suportes, além de uma nova barra estabilizadora.
 
Na prática, nota-se a força do veículo, sobretudo nas arrancadas. Também são nas arrancadas que se percebe o quanto a suspensão é silenciosa. Graças às molas parabólicas e os amortecedores telescópicos de dupla ação, tanto na parte dianteira, como na traseira, os impactos são bem absorvidos em pisos irregulares, lombadas  e outros obstáculos. O Vertis HD passou a contar com um grande número de itens de série, que ressaltam ainda mais a qualidade de vida a bordo para o condutor.


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A lista inclui faróis de neblina, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros elétricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, para-sol externo translúcido, escotilha de teto com regulagem. O assoalho da cabine é revestido com material sintético que contribui para a fácil limpeza. O painel e os estofados seguem nessa mesma linha e possuem material de fácil limpeza e  são macios ao toque. O modelo também traz porta-objetos estratégicos para quem opera no dia a dia das cidades. Os faróis ainda possuem regulagem de altura.

Como opcionais, os veículos contam com rádio com CD Player MP3, segundo tanque de combustível, preparação para tomada de força e ar-condicionado. Falta ao veículo um computador de bordo, o que limita o condutor ou ao próprio frotista controlar as operações com o veículo, já que não é possível conferir o consumo instantâneo. Veja o teste completo na edição 148 da revista TRANSPORTE MUNDIAL