Com sede em Sabará (MG), a Lenarge Transportes é um case de sucesso e que sempre soube crescer nos momentos de crise (veja outra reportagem no fim deste texto). Entre as estratégias está na constante renovação da frota para manter a idade média baixa. A mais recente compra foi de 200 caminhões Volvo FH, ampliando a frota para 760 caminhões, a maioria com origem na fábrica de Curitiba (PR).

Segundo a Fipe, cada Volvo FH 460 Globetrotter similar está cotado pelo valor médio de R$ 579.000, não significando que foi este o valor pago pela transportadora, pois, em uma quantidade de 200 unidades, os descontos são bastante alto e nunca revelados.  

Volvo FH 460 i-Shift
Volvo FH 460 i-Shift

2020 deverá ser 10% maior 

De janeiro a junho deste ano, os caminhões da Lenarge já transportaram 4,3 milhões de toneladas, volume ligeiramente superior aos 4,15 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2020.

No primeiro semestre, a frota rodou 25 milhões de quilômetros, a mesma distância percorrida até junho do exercício passado.

Os irmãos Marley e Márcio Moraes, sócios da Lenarge Transportes
Os irmãos Marley e Márcio Moraes, sócios da Lenarge Transportes

“Estamos otimistas. Devemos superar os números de 2019, com uma evolução de 10%”, prevê Márcio Moraes, diretor-presidente da transportadora, estimando para 2020 mais de 9 milhões de toneladas transportadas e 50 milhões de quilômetros a serem percorridos.

Com um sólido posicionamento no mercado, a Lenarge tem boas razões para crer na recuperação e até no aumento dos volumes: as grandes empresas de mineração, siderurgia, cimento e celulose que formam sua carteira de clientes estão na fatia da economia beneficiada pelo cenário cambial de fortalecimento do dólar.

Com a valorização da moeda americana e o aumento do preço de algumas commodities, a produção das fábricas brasileiras, que inicialmente havia caído, já se recupera e dá sinais de expansão.

Contratação

O quadro favorável está estimulando a Lenarge a investir, tanto na renovação e na ampliação da frota, como na contratação de mais motoristas. “Estamos com vagas abertas”, anuncia Moraes, comentando que pelo menos metade dos 200 novos caminhões precisarão de condutores. “Temos uma política de investimentos contínuos. Nossos veículos são regularmente substituídos para mantermos alta disponibilidade e grande produtividade e reduzirmos os custos com manutenção”, diz.

FreteBras

A Lenarge Transportes, na data da publicação deste artigo, estava com sete ofertas de fretes publicadas na plataforma FreteBras.

Abaixo, relembra a entrevista concedida por Márcio Moraes e publicada na TRANSPORTE MUNDIAL edição 169 por ocasião da ampliação da frota com 70 caminhões MAN TGX.

Entrevista com o transportador Márcio Afonso Moraes publicada na edição 169 da revista TRANSPORTE MUNDIAL
Entrevista com o transportador Márcio Afonso Moraes publicada na edição 169 da revista TRANSPORTE MUNDIAL
Entrevista com o transportador Márcio Afonso Moraes publicada na edição 169 da revista TRANSPORTE MUNDIAL
Entrevista com o transportador Márcio Afonso Moraes publicada na edição 169 da revista TRANSPORTE MUNDIAL

 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).