Ônibus Mercedes-Benz eO500U elétrico vai rodar no Chile

195

O ônibus Mercedes-Benz eO500U elétrico produzido em São Bernardo do Campo/SP começa a rodar no transporte público de Santiago do Chile nas próximas semanas.

Comitiva do governo do chile com a Diretora do Transporte Público Metropolitano de Santiago (DTPM), visitou a fábrica da Mercedes-Benz para conhecer a linha de produção e o Ônibus Mercedes-Benz eO500U elétrico que será testado no chile.

Comitiva do governo do Chile na fábrica da Mercedes

A visita ocorreu na segunda-feira passada (30/11), com a participação do embaixador do Chile no Brasil, o cônsul do país em São Paulo e também representantes de ministérios e departamentos do Chile.

Paola Tapia, disse o sistema de transporte público de Santiago https://www.dtpm.cl/conta atualmente com uma frota de 2.200 ônibus elétricos e o DTPM está trabalhando em novas licitações bem como continuará apostando em energia limpa.

As licitações abrangerão 30% do sistema por meio de processos internacionais, que visam convocar o máximo de licitantes e que envolvem operadoras de ônibus, fabricantes e financiadores.

Ônibus elétrico da Mercedes-Benz poderá ser o primeiro fabricado na América Latina  na frota do Chile

“Neste contexto, visitamos a fábrica da Mercedes-Benz para ver em campo a unidade eO500U, que será testada no Chile nas próximas semanas e que poderá ser o primeiro ônibus elétrico fabricado na América Latina a se juntar à nossa frota”, disse Paola Tapia.

A comitiva conheceu em detalhes o portfólio de produtos da marca, com destaque especial para o eO500U, o chassi de ônibus urbano elétrico a bateria desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil para o mercado interno e países da América Latina.

O presidente da Mercedes-Benz do Brasil, Achim Puchert, lembrou que foram apresentados à comitiva chilena tanto o chassi do eO500U quanto um ônibus completo encarroçado seguindo as características definidas pela pela Red Metropolitana de Movilidad sistema de transporte coletivo de Santiago do Chile.

A Diretora do Transporte Público Metropolitano de Santiago, Paola Tapia conheceu a linha de produção e andou no eO500U

O executivo acrescentou que 50 unidades do eO500U estão em produção  para empresas de São Paulo, com previsão para entrarem em operação em 2024. Acrescentou que estas mesmas empresas já sinalizaram que pretendem adquirir mais 500 unidades do eO500U.

“Assim como no Brasil, em breve nosso ônibus elétrico também circulará no Chile, reforçando a presença da marca na era da eletromobilidade na América Latina”, complementou.

Achim Puchert disse ainda que o eO500U passou a integrar o portfólio da Daimler Buses para o Brasil e a América Latina e que o veículo chegará a outros mercados, como a Oceania, por exemplo.