Concluída uma etapa importante de treinamentos de motoristas e gestores na Fabet, os executivos da Raia Drogasil (RD), Eduardo Pereira, Diretor de Transportes B2B e B2C, e Gláucio Rocha, Gerente Executivo de Transporte B2B, fazem um balanço sobre os benefícios já mensurados e sobre os próximos passos da logística na empresa. A RD conta com cerca de 2.600 lojas, 11 centros de distribuição e 260 veículos de carga na frota própria, chegando a 320 unidades até o final do ano.

Uma das fases importantes para a empresa, foi o 1.º Workshop RD Gestão de Frotas 2022 com 16 gestores da empresa que ficaram quatro dias em Mairinque (SP), sede da Fabet-SP em meados deste ano. 

“A totalidade das pessoas que passaram pelo treinamento na Fabet são crias da casa, ou seja, foram formados na empresa. Até então, muitos deles não tiveram oportunidade de se especializar em transporte. Buscamos isso com a Fabet para buscar uma maior eficiência e compartilhamento de ideias. Já existiam grandes entregas realizadas em casa e, agora, partimos para a academia. Considero inédito o Workshop, pois foi construído cuidadosamente com o nosso time de transportes e personalizado para aperfeiçoar a nossa equipe”, disse Eduardo Pereira.

O diretor de Transportes lembra que o ganho de eficiência na logística é uma necessidade para atender o crescimento da Raia Drogasil no B2B e B2C, que vem tendo crescimento exponencial. As vendas por canais digitais para o consumidor final já representam 10% de todas as vendas da RD. Para isso, a empresa já testa diferentes veículos de entregas, como, vans, motos e bicicletas. A empresa hoje já conta com veículos/bicicletas elétricas na sua distribuição.

Abastecimento das lojas

Responsável pelo transporte B2B no abastecimento de todas as quase 2.600 lojas no Brasil, Gláucio Rocha lembra que o projeto com a Fabet começou em outubro de 2021. Iniciou com o treinamento de 280 motoristas, os gestores participantes do 1.º Workshop RD, e já pensamos nos próximos passos.

“Podemos pensar os resultados dos treinamentos em três pilares: segurança, eficiência, envolvendo o desenvolvimento de competências das pessoas, e sustentabilidade. A redução na emissão de CO₂ é resultado da redução de 22% na média de consumo da frota. Além da queda no consumo de diesel, conseguimos reduzir gastos com pneus e o índice de sinistralidade. A frota de 260 veículos de carga tem um custo mensal de R$ 8 milhões, então, o impacto positivo é direto e mensurável. Por isso o investimento nos treinamentos se paga em menos de um ano e ajudou a reduzir os impactos dos aumentos dos preços dos combustíveis e dos pneus”, avalia Gláucio Rocha.

Segundo o executivo de Transporte B2B, o Workshop HD deverá ser estendido aos fornecedores de transportes com frota dedicada em todo o Brasil, pois, os mesmos já demonstraram interesse. “Queremos levar todo o ganho de eficiência para os parceiros, o que impactará diretamente nos custos dos nossos fretes e faremos isso com a Fabet”, acrescentou Gláucio Rocha.

 Atualmente, a RD conta com 300 rotas e, aquelas com raio de até 300 km são atendidas pela frota própria da empresa. “O que passa desta quilometragem, trabalhamos com os prestadores de serviços de transportes. No entanto, já estamos com três rotas atendidas com carretas próprias. Além disso, abriremos mais dois CDs, para 2023. Outro projeto em conjunto com a Fabet em discussão é a Equidade Social com a introdução da mão de obra feminina.” Queremos chegar a 1/4, ou cerca de 25% do quadro de motoristas profissionais mulheres, ressaltou Gláucio Rocha.

Mais sobre logística

Desde 2020, a RD tornou-se signatária do programa “Na Mão Certa” para apoiar ações que ajudem a proteger crianças e adolescentes e combatam a exploração sexual nas estradas brasileiras.

Na Universidade RD, a empresa criou um ‘e-learning’ para levar informações e conscientização dos profissionais de transporte e logística, e já registrou a participação de 8.383 pessoas.

A companhia se relaciona com cerca de 5.213 fornecedores, sendo 2.245 diretos (mercadorias vendidas nas farmácias), 131 da RD Marcas e 2.837 de suprimentos (fornecimento de serviços e materiais de apoio como transporte, construção civil, consultorias, etc.).

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).