A Renault Trucks ousa mais uma vez ao desenvolver um protótipo do motor DTI 5 usando técnicas de impressão de metal em 3D. O trabalho, realizado pelo Centro de Estudos da Divisão de Motores da Renault Trucks, tem como objetivo ser capaz de demonstrar o impacto positivo que a impressão 3D pode oferecer no desenvolvimento de peças e motores.
O resultado foi o DTI 5, instalado num bloco de 4 cilindros em linha, capaz de atender à norma Euro 6 de emissões de poluentes em vigência na Europa, que é 120 kg mais leve em relação a um motor equivalente produzido de forma convencional.

O DTI por ter sido concebido virtualmente possibilitou uma redução da ordem de 25% na quantidade de compostos usados na produção de um motor.

Em testes de bancada de aproximadamente 600 horas, o propulsor atendeu às expectativas de seus desenvolvedores.

“Essa experiência supera as limitações e desencadeia a criatividade dos engenheiros e designers”, ressalta Damien Lemasson, gerente de projeto da Renault Trucks.

Vale destacar, que esse projeto permite otimizar o dimensionamento das peças e reduzir o número de operações de montagem e, por consequência, a quantidade de componentes de um motor.

Para as transportadoras, as vantagens de um veículo com motor desenvolvido por impressão 3D estão na redução do custo operacional, principalmente de combustível, e aumento da capacidade de carga, já que essa experiência provou que é possível a redução de peso do motor.