Setor de implementos rodoviários encerra trimestre com retração

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Após encerrar 2024 com saldo positivo no volume de emplacamentos, o setor de implementos rodoviários fechou o primeiro trimestre desse ano com retração. Entre janeiro e março, os licenciamentos da indústria de reboques e semirreboques e correcerias sobre chassis, totalizaram 18.424 unidades. Esse volume significou uma queda uma queda de 16,74% em relação às 22.129 registradas no mesmo período do ano passado.

Queda dos implementos pesados 

Incluindo carrocerias sobre chassis, o volume total licenciado chegou a 35.729 unidades, levemente abaixo das 36.032 do ano anterior. As maiores quedas ocorreram nos segmentos de semirreboques Basculante e Graneleiro/Carga seca. O primeiro recuou de 5.092 para 3.087 unidades (-39,38%), enquanto o segundo caiu de 5.656 para 3.356 unidades (-40,66%).

Retração de Basculante e Graneleiro preocupa 

“As duas linhas de maior volume comercializadas, Basculante e Graneleiro/Carga seca, apresentam quedas elevadas. Esse resultado nos preocupa por serem produtos de ampla aplicação no mercado logístico”, explica José Carlos Spricigo, presidente da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

Segundo Spricigo, a alta dos juros e a restrição ao crédito explicam essa retração. “Esses fatores preocupam a ANFIR e impactam diretamente o mercado de Reboques e Semirreboques”, acrescenta.

Por outro lado, o segmento de carroceria sobre chassis mantém um desempenho positivo. De acordo com dados da Anfir, as vendas cresceram 24,47% nos três primeiros meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. Entre janeiro e março, a indústria entregou 17.305 unidades, um avanço significativo em relação às 13.903 comercializadas no ano anterior.

Expectativa de crescimento

No entanto, há previsões que apontam crescimento do setor esse ano. Nesse sentido, a fabricante de implementos rodoviários 4Truck prevê um no volume de entregas em 2025.  Ademais, a expectativa segue em linha com o bom momento do setor de caminhões no Brasil. No ano passado, foram 122.099 unidades vendidas, 17,4% a mais que em 2023, quando foram comercializados 103.994 veículos.

 

EMPLACAMENTO DO SETOR – JANEIRO A MARÇO DE 2025

REBOQUES E SEMIRREBOQUES

FAMÍLIA

JAN/MAR. 2024

JAN/MAR. 2025

%

BASCULANTE

5.092

3.087

-39,38

PORTA CONTEINER

818

1.306

59,66

GRANELEIRO / CARGA SECA

5.656

3.356

-40,66

CANAVIEIRO

1.018

862

-15,32

BAÚ CARGA GERAL

1.543

2.550

65,26

CARREGA TUDO

512

617

20,51

DOLLY

2.821

1.520

-46,12

ESPECIAL

456

575

26,10

TRANSPORTE DE TORAS

511

310

-39,33

BAÚ FRIGORÍFICO

412

494

19,90

BAÚ LONADO

1.226

1.892

54,32

SILO

107

154

43,93

TANQUE CARBONO

1.798

1.592

-11,46

TANQUE INOX

159

109

-31,45

TANQUE ALUMINIO

0

0

0,00

TOTAL

22.129

18.424

-16,74

       
       

CARROCERIAS SOBRE CHASSIS

FAMÍLIA

JAN/MAR. 2024

JAN/MAR. 2025

%

GRANELEIRO / CARGA SECA

3.241

3.977

22,71

BAÚ ALUMÍNIO / FRIGORÍFICO

5.671

7.127

25,67

BAÚ LONADO

69

116

68,12

BASCULANTE

1.660

1.995

20,18

BETONEIRA

345

444

28,70

TANQUE

1.083

1.298

19,85

OUTRAS / DIVERSAS

1.834

2.348

28,03

TOTAL

13.903

17.305

24,47

       
       

TOTAL GERAL MERCADO INTERNO

IMPLEMENTOS

JAN/MAR. 2024

JAN/MAR. 2025

%

TOTAL  

36.032

35.729

-0,84

       
       

MERCADO EXTERNO

EXPORTAÇÕES  (Até Fevereiro)

TOTAL EXPORTAÇÕES

516

578

12,02

Fonte: Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários