Tevx Higer apresenta ônibus elérico urbano de 18 metros

248

A Tevx Higer Motors aumenta sua oferta de ônibus elétricos no País. E apresenta o AzureA18BR articulado de 18 metros. O modelo teve lançamento oficial na plataforma virtual do Centro Técnico da marca. Assim, o cliente pode conhecer o produto em detalhes de forma virtual.

Seja como for, o ônibus completa a linha de modelos elétricos da marca. Nesse sentido, a família é composta pelos modelos Azure12BR e o rodoviário FE10BR.

LEIA TAMBÉM: Novo pneu Goodyear promete maior resistência no uso misto

Sobre o AzureA18BR

O ônibus articulado tem capacidade para 130 passageiros. E chega ao País totalmente integral e elétrico. Além de piso totalmente baixo.

“Esse é mais um passo importante para consolidar nossa presença no Brasil. Nosso modelo de 18 metros é totalmente flexível e adaptável a qualquer sistema de transporte urbano”, diz Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina.

Seja como for, o novo ônibus conta com componentes de empresas atuantes no Brasil. Nesse sentido, os eixos e suspensão são da ZF. Assim como o sistema de direção é da Bosch. Do mesmo modo, as baterias da CATL e amortecedores Sachs. O o motor elétrico é da Dana e o sistema de freios Wabco.

Ademais, as baterias do Azure A18BR são de última geração. Ou seja, tem capacidade total de 564 kWh e está distribuída em 18 packs alocados na parte traseira e no teto do veículo. Dessa forma, contribuem com a distribuição correta do centro de gravidade do veículo. Vale destacar que as baterias têm garantia de oito anos ou 4 mil ciclos.

Com autonomia de 270 km, o motor elétrico pode aumentar a autonomia em até 30%. Isso aliado ao estilo de condução do motorista. Do mesmo modo, em descidas íngremes ou frenagens convencionais, o sistema funciona como um gerador de eletricidade. Assim, podendo gerar energia extra.

Funcionalidades extras

Todavia, no quesito conforto, o AzureA18BR traz piso totalmente plano. Com isso, garante um embarque e desembarque facilitado. Além de promover mais conforto.

O ônibus ainda conta com algumas funcionalidades. Entre elas, tomadas USB para equipamentos eletrônicos. E que ficam localizadas nas paredes laterais para os que viajam sentados. E nos balaústres para os passageiros em pé. Além disso, há wi-fi e telas

A instalação de leds coloridos no teto do veículo brindam os passageiros com os benefícios da cromoterapia. Em outras palavras, traz a sensação de bem estar aos passageiros.

Tevx Higer apresenta o AzureA18BR, ônibus elérico de 18 metros
O AzureA18BR transporta 130 passageiros e seu piso totalmente baixo traz mais acessibilidade

O isolamento térmico em toda a estrutura ajuda na circulação do ar-condicionado. Este, por sua vez, sem dutos. E com saídas de ar individuais nas laterais do veículo. Proporcionando um ambiente bem climatizado. 

Para o motorista

O posto do motorista foi desenhado para atender aos mais variados requisitos de ergonomia. Bem como visibilidade e condução segura. O assento tem sistema pneumático. E conta com ajustes de altura por peso. Sendo produzido pela Grammer.

Na parte da lombar há bolsas que inflam internamente. Dessa forma, gera uma posição mais confortável. O cinto de segurança de três pontos é integrado ao banco. O que, além da melhor postura, dá segurança ao condutor.

O painel digital traz as principais informações do veículo. Ajudando na condução mais eficiente. Os comandos eletrônicos dos sistemas são facilmente acessados no painel. Eles comandam abertura e fechamento de portas. Assim como o freio de estacionamento e emulador de trocas de marchas. 

Os retrovisores digitais permitem total visibilidade com o veículo em movimento. Graças às imagens 360°. Além disso, trazem segurança durante as manobras. Ainda há oito câmeras internas e cinco externas. Todas integradas aos retrovisores digitais. Ademais, o ônibus conta com câmera de ré com sensor de aproximação. E controlado no painel do veículo.

Sobre a acessibilidade, a linha Azure traz piso totalmente baixo, Conta com três portas sem degraus. E duas rampas de acesso acopladas ao piso plano. Direcionadas aos passageiros com cadeira de rodas ou carrinhos de bebê.

O sistema, combinado ao conjunto de suspensão, viabiliza o “ajoelhamento” do veículo. Assim, proporciona embarques e desembarques mais seguros.