Em 1979, a unidade fabril da Volvo, em Curitiba (PR), iniciava as suas atividades. O primeiro veículo a sair da linha de montagem foi o chassi de ônibus B58. O primeiro caminhão produzido na planta foi o N10, em 1980. Agora, 36 anos após a inauguração da fábrica, a fabricante alcançou a produção do caminhão de número 300 mil.
O caminhão de número 300 mil é um FH; introduzido no país em 1993, quando ainda era importado. De acordo com a fabricante, sua unidade no país é uma das mais avançadas do sistema industrial global do Grupo Volvo. “Somos referência mundial em qualidade de produto e em gestão de processos”, afirma Jorge Marquesini, vice-presidente industrial do Grupo Volvo América Latina.
“Sempre estivemos na vanguarda tecnológica no Brasil. A modernização de todo o complexo industrial, a automação e o processo de alta precisão na área de pintura de cabines colocaram a Volvo mais uma vez à frente do mercado”, diz Marquesini.
Cinco fábricas integram o complexo industrial de Curitiba: caminhões; chassis de ônibus; motores a diesel; cabines de caminhões e caixas de câmbio.