O futuro dos veículos comerciais está intimamente conectado às novas tecnologias e sistemas de controle elétricos que trarão cada vez mais eficiência e facilidade de operação. Isso é o que tem mostrado a ZF nos últimos anos com as soluções apresentadas na área da mobilidade, avanços que irão substituir tradicionais componentes mecânicos de caminhões e ônibus, tornando-os mais dinâmicos, seguros e afinados com o futuro.
A empresa adiantou algumas das inovações que irá apresentar na IAA Transporter, maior feira de veículos comerciais do mundo, marcada para setembro, em Hannover, na Alemanha. O pacote inclui recentes tecnologias e avanços que estarão presentes em veículos comerciais dentro de sua estratégia para a mobilidade da próxima geração.
As tecnologias inteligentes e sistemas de controle para caminhões e semirreboques desenvolvidos pela empresa tem como foco veículos automatizados, conectados e eletrificados. “São várias soluções integradas para disponibilizar o que está na vanguarda da tecnologia”, disse Wilhelm Rehm, membro do Board Mundial ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais, Tecnologia Industrial e Gestão de Materiais.

Umas dessas tecnologias é o sistema totalmente elétrico de direção por fios, que elimina a barra de direção e outros componentes do sistema. Identificado como Steer-by-Wire, os comandos do motorista ao sistema de direção são inteiramente por meio de sinais elétricos, removendo a ligação mecânica entre o volante e o eixo dianteiro. Disponibilizada primeiro para carros de passeio, agora o sistema está pronto também para caminhões.
A expectativa é que no futuro a tecnologia Steer-by-Wire (dirigir por fio, na livre tradução) venha a desempenhar um papel cada vez maior em todos aspectos do controle de movimento do veículo – longitudinal, transversal e vertical. De acordo com Henning Scheider, CEO do Grupo ZF, as divisões da empresa trabalham juntas em estreita parceria e otimizando os benefícios da transferência mútua de tecnologias. Por isso, esse avanço para automação avançada em carros de passeio é fiel à filosofia da empresa, de ser desenvolvida e implantada em qualquer outro lugar, como em veículos comerciais.

Outra tecnologia da empresa é o CeTrax 2, sistema de driveline elétrico modular e integrado para veículos comerciais pesados. Apresentado em 2020 para ônibus, essa tecnologia agora estreia mundial. Trata-se de um sistema central de tração elétrica que substitui a transmissão convencional do veículo e pode ser usado em conjunto com um eixo elétrico. Com produção em série prevista para 2023, o CeTrax 2 inclui tecnologias já aplicadas em carros de passeio como o sistema de refrigeração e inversor adaptadas para veículos pesados.
Também fez parte da apresentação da empresa a plataforma para veículos de carga autônomos. Identificado como Adopt 2.0, e velocidade máxima de até 20km/hora, sua aplicação é destinada a caminhões que operam em áreas controladas. Na IAA a empresa vai apresentar a versão 3.0 para aplicações com velocidade máxima de até 80km/hora, a qual poderá aplicada em veículos autônomos em rodovias para operações entre hubs.

Outra novidade é o ZF Scalar, uma plataforma de soluções digitais para operadores de frotas. Trata-se de uma solução de planejamento, roteamento e expedição totalmente automatizada baseada em Inteligência Artificial. Com recursos da inteligência artificial, essa plataforma combina e conecta tecnologias a bordo de veículos comerciais a sistemas de terceiros. Segundo a empresa, a plataforma Scalar ajudará os operadores de frota a aumentar a eficiência operacional, sustentabilidade, confiabilidade de planejamento e segurança de carga e passageiros. Um parceiro indispensável para o setor de transporte de cargas e passageiros, segundo a ZF.