As micro, pequenas e médias empresas, que antes estavam limitadas em 80% do valor de financiamento de caminhões e ônibus, agora poderão financiar até 100% dos bens via Finame. O anúncio é do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e tem o objetivo de destravar a renovação de frota desses empresários e investimentos. As informações são da CNT.
 
 
Segundo informações das circulares de número 05/2017 e a 43/2017, os financiamentos devem ser negociados entre as instituições financeiras credenciadas e os clientes. O prazo para pagamento será de até dez anos, com carência de dois anos.  

Taxa de juros 

Os financiamentos aprovados a partir de 1º de janeiro deste ano também têm a substituição da TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) pela TLP (Taxa de Longo Prazo) como referencial. 

Enquanto a TJLP era estabelecida pelo governo a cada trimestre, a TLP é fixada com base na rentabilidade em um título público com juros pré-fixados e pelo IPCA.

 
Simulador de Financiamentos CNT
A Confederação Nacional do Transporte disponibiliza possui uma ferramenta que simula o financiamento dos veículos, com base nas taxas e prazos. Confira aqui!