O desenvolvimento de duas tecnologias para a redução do consumo foi o trabalho dos engenheiros da Mercedes-Benz nos últimos meses e, agora, elas chegam ao público. Uma, totalmente inédita e já estará disponível neste mês. A outra, importada da Alemanha e “tropicalizada” para o Brasil, será disponibilizada a partir do início do próximo ano. Trata-se do EIS (sistema de desligamento automático do motor) e do RKM (módulo de recuperação de energia elétrica). Vamos entender como funciona cada uma e quais veículos serão aplicadas. 

Desligamento do motor

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Motorista é avisado pelo painel que o motor será desligado

O EIS é inédito no mundo e não deve ser confundido com o start-stop que está sendo difundido em automóveis e motocicletas. O EIS será aplicado como equipamento de série em todos os modelos da Mercedes-Benz, seja urbano ou rodoviário e tem a missão de evitar um vício bastante comum, o de deixar o motor do ônibus ligado em ponto final e garagem. Essa tecnologia também já está sendo utilizado nos ônibus Citaro, marca da Mercedes-Benz para o mercado europeu.

O EIS somente desliga o motor caso esteja ligado por quatro minutos e, por segurança, antes de desligar, são analisadas algumas situações: o freio de estacionamento precisa estar acionado e a marcha em neutro. Dessa forma, o sistema entende que o ônibus está estacionado e evita desligar o motor em situações, por exemplo, de engarrafamento ou embarque e desembarque de passageiros.

O tempo de quatro é como o ônibus sai pré-programado de fábrica, mas pode ser reprogramado com menos ou mais tempo de espera.

Antes de desligar o motor, um aviso no painel é emitido, avisando ao motorista que o motor será desligado. Caso o motorista queira que o motor continue ligado, basta tocar em qualquer comando do veículo, como acelerador ou freio de serviço.

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Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

Segundo Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o consumo de diesel médio de um ônibus é de três litros por hora e pesquisa mostraram que os ônibus ficam este tempo ligados desnecessariamente. “Esta é uma situação bastante comum em garagens, rodoviárias, terminais urbanos e pontos de parada”, explica. Cada hora ligado por dia significa um desperdício de mais de R$ 3 mil por ano por veículo em diesel queimado à toa, foram a poluição também desnecessária.

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O EIS pode ser instalado em ônibus seminovos, desde que ele tenha este modelo de painel

O EIS pode ser instalado em ônibus Mercedes-Benz seminovo, desde que seja do modelo que já conta com o novo painel de instrumentos, portanto, chassis fabricados a partir de agosto de 2016. Para isso, segundo Edson Brandão, gerente de marketing ônibus Mercedes-Benz, basta apenas trocar o módulo eletrônico do chassi. 

A sigla EIS vem do nome da tecnologia em inglês: Engine Idle Shutdown – desligamento de motor inativo.

Recuperação de energia

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O superarticulado é um dos modelos da família O 500 que pode ser beneficiado com a tecnologia RKM

O RKM estará disponível, como opcional, para os ônibus urbanos da linha O 500 (padrão, articulado e superarticulado) a partir do início de 2018, pois as vantagens do seu uso depende do tipo de operação e é mais vantagens em modelos equipados com ar-condicionado. O custo é estimado em 2% do valor do chassi e o diretor de ônibus da Mercedes-Benz, Walter Barbosa, estima que o retorno do investimento ocorra em dois anos. A tecnologia já utilizada em ônibus da marca na Europa.

O módulo de recuperação de energia (RKM) não de ser confundido com a tecnologia de regeneração de energia também já utilizada em ônibus híbrido, que aproveita a energia gerada pelos freios e recarrega as baterias. O RKM funciona diferente. O gerenciamento inteligente deste módulo aproveita a reserva de capacidade de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo, principalmente nos momentos de desaceleração, e a armazena em potentes super capacitores, que atuam de modo autônomo. A energia elétrica armazenada é utilizada como fonte adicional durante os momentos de aceleração do ônibus, evitando sobrecarregar os alternadores e, consequentemente, o aumento do consumo de diesel. “Nos testes realizados pela engenharia de desenvolvimento da nossa empresa, foram registradas economias médias de cerca de 2%”, diz Walter.

Os super capacitores funcionam com baixa tensão de 24 V. A vantagem da utilização dessa tecnologia é a rápida recarga desses super capacitores. Com isso, a energia elétrica armazenada pode ser aproveitada imediatamente por qualquer componente que consuma energia, de acordo com a operação do veículo.

Entre as características mais importantes desta tecnologia também se destaca um benefício para as baterias e os alternadores do veículo, com o prolongamento da vida útil desses componentes. E além da redução do consumo de combustível, o RKM assegura diminuição nas emissões de CO2 (Dióxido de Carbono).

Contratos de manutenção

A Mercedes-Benz também lança neste semestre os contratos de manutenção para o segmento de ônibus. Até então, esta opção era oferecida apenas para caminhões. São três opções de contratos: Basic Bus (preventiva seguindo o plano de manutenção); Select Bus (Basic Bus mais reparos corretivos do trem de força e atendimento 24h no local ou guincho) e Complete Bus (Select Bus mais itens de desgaste). 

 

 

 

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Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).