Em 1988 a Volkswagen lançava o 16.210 H Turbo Charger, modelo que fazia parte do que a fabricante chamou de Geração Força especialmente desenvolvida para instalação da quinta-roda e transformação em cavalo-mecânico.
Com capacidade máxima de tração de 30 t, foi projetado com concepção extremamente robusta, já que também uma outra demanda do frotista era a colocação do terceiro eixo. Sendo assim, o modelo ficou conhecido por aguentar trabalho pesado sem comprometer a estrutura.
Com distância de entre-eixos de 3.556 mm como um cavalo-mecânico, o caminhão representava uma solução para o transporte de cargas líquidas de 20 a 22 t.
Equipado com motor Cummins Série C Turbo, com 210 cv de potência, caixa de 6 marchas e diferencial de 2 velocidades, o modelo ganhou fama de ser o mais rápido caminhão-trator para semirreboque de dois eixos, podendo receber furgões, carrocerias de madeira ou plataformas para transporte de contêineres, entre outros.
Compunha a família Geração Força da qual o 16.210 H fazia parte, a versão 16.170 com motor inferior de
170 cv.