Quando a MAN introduziu, em 2012, sua linha de caminhões TGX, almejava ser competitiva na categoria CVC (Combinações Veiculares de Carga) no transporte entre 57 t e 74 t de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e entrar para o segmento de caminhões premium.
E um produto que se propõe a atender esses requesitos é o MAN TGX 29.440. Um brutão configurado 6×4 e que, graças aos seus arranjos técnicos, atende muito bem as operações rodoviárias de médias e longas distâncias para segmentos diversos, como basculante, furgão, sider, graneleiro, silo, tanque, cegonheiro, entre outros. Destaque para os eixos traseiros sem redutor nos cubos de roda, preferência entre o transportador brasileiro, sobretudo aquele que trabalha no agronegócio, por ser mais resistente a poeira e cascalhos, comuns nessas operações, dando menos manutenção.
O caminhão, foco dessa reportagem, estava montado com cabine XLX de teto alto, cuja altura é 1 940 mm – não vigora entre as mais altas da categoria, mas tem uma excelente largura interna de 2 256 mm. Para se ter ideia, essa dimensão permitiu a MAN desenvolver uma das cabines mais bem dimensionadas do mercado, não apenas em espaço, mas também na disposição de seus itens. São duas camas, e a principal tem 2 200 mm de comprimento por 79 mm de largura e com estrado flexível. Embaixo da cama há dois compartimentos centrais de grandes dimensões.
Já a segunda cama foi desenhada também para servir de espaço de armazenamento de objetos, sendo dobrável, caso o motorista não queira ocupá-la, abrindo mais espaço. Em todas as áreas o condutor vai se deparar com nichos, como gavetas, prateleiras, compartimentos fechados, além de porta-revistas, porta-copos, porta-óculos e cesto de lixo. Ao total são 35 porta-objetos espalhados pela cabine.
REQUINTE SOBRE RODAS
Na estação de trabalho, o motorista conta com um amplo espaço para dirigir, com bancos com ajustes de amortecimento, altura e profundidade, o que torna o posto bastante ergonômico e confortável. O cinto de segurança também é integrado ao banco. Apesar de o painel ser reto, os comandos estão próximos do motorista. O ar-condicionado possui controle eletrônico de temperatura. O veículo ainda traz acionamento elétrico dos vidros e das portas, preparação para climatizador e rádio PX.
O painel de instrumentos tem um desenho moderno e bom grafismo o que facilita a visualização, e o display do computador de bordo está integrado a esse painel. O volante possui ajustes de altura e inclinação com acionamento pneumático, com comandos integrados do computador de bordo, do rádio, do controle e limitador de velocidade. Com intuito de deixar o ambiente o mais agradável possível, o sistema de iluminação interna conta com luz de leitura, luzes de condução noturna, iluminação da cama e dos degraus de acesso à cabine. Para manter o ambiente limpo, a MAN ainda oferece de série uma mangueira de limpeza. Completa o bem-estar a bordo a suspensão da cabine, que é pneumática, com quatro bolsões de ar que ajudam a minimizar o impacto por causa de vibração do piso e, consequentemente, reduz o nível de ruído a bordo.
E o baixo nível de ruído a bordo també é favorecido pelo motor MAN D2676, que desenvolve potência de 440 cv, entre 1 500 e 1 900 rpm, e tem torque de 224 mkgf, de 950 a 1 400 rpm. Trata-se de um motor que possui ampla faixa de rotação, o que possibilita uma melhor resposta, contribuindo em ultrapassagens, maiores velocidades médias e menor consumo de combustível. Trata-se de um reconhecido bloco de 6 cilindros em linha e 4 válvulas por cilindro, de 12,4 litros. E como em toda a linha P7 (equivalente à Euro 5), esse motor dispõe do sistema de injeção common rail com pressão máxima de injeção de 1 450 bar e é alimentado por uma turbina convencional com wastegate (controle mecânico).
O sistema de freio motor EVBec é composto pelo freio de exaustão, que restringe a saída dos gases de escape, atuando em conjunto com o sistema de freio de descompressão (alívio da pressão dentro do motor pela válvula de escape no cabeçote). A potência máxima de frenagem é de 395 cv, que para uma aplicação rodoviária tradicional convencional é apenas satisfatória. Os freios a tambor com sistemas ABS e EBS impedem o travamento das rodas em pisos com condições de baixa aderência ao solo.
CONDUÇÃO AGILIZADA
A transmissão é a MAN TipMatic, produzida pela ZF como AS 2630 TO ASTronic, modelo de 16 velocidades. Conta com torque de 265 mkgf, que dispensa o pedal de embreagem graças ao seu sistema automatizado. No entanto, graças o Programa Profi permite o motorista fazer trocas manuais, controlando a rotação do veículo em manobras. Pode-se destacar o excelente trabalho que a TipMatic oferece, com respostas rápidas, graças ao seu software bem acertado. O TGX 29.440 possui o sistema de freio ABS (obrigatório por lei) com EBS e sistema Easy Start, que impede o movimento ou a saída indesejada para trás do veículo em rampa. Por se tratar de um caminhão destinados a operações rodoviárias de longas distâncias, a relação de diferencial é de 3,70:1, o que atende grande parte das aplicações em que esse veículo é direcionado.
O entre-eixos de 3 600 mm oferece um conforto maior de cabine e permitiu a MAN colocar um tanque de combustível maior, de 430 litros, e um adicional de 375 litros. O TGX chama a atenção pelo seu design, bonito, mas sóbrio. Contudo, tudo nele é inteligente e elaborado com intuito de ajudar na aerodinâmica. As aberturas das aletas laterais estão mais posicionadas na parte frontal do veículo, o que ajuda a direcionar o vento.
A segurança também está presente nessa cabine, que tem a escada de acesso fechada, dificultando a entrada de pessoas estranhas. Os faróis de milha são integrados, assim como a luz de manobra em curva. O sistema de basculamento do habitáculo é elétrico, o que agiliza qualquer processo. Os retrovisores também são comandados eletronicamente e têm sistema de aquecimento. E o caminhão é entregue com um kit limpeza com vassoura e rodo para limpar o para-brisa.
Se o cliente quer levar para a sua empresa de trensporte um produto de vanguarda e que cumpre as exigências de um transporte moderno que preza por economia e eficiência, pode levar todo esse fino trabalho construtivo por R$ 484.370.
OS COMPETIDORES EXTRAS
Scania R 440 6×4 Streamline
O R 440 6×4 possui motor 13 litros de 440 cv e um torque de 234,7 mkgf já a 1 000 rpm. Tem vocação para aplicações de longas distâncias com implementos para transportar carga geral, contêiner e tanque, especialmente na configuração de bitrem, rodotrem, tritrem e bitrenzão. Possui uma cabine ergonômica, e na versão Streamline um dos maiores confortos do segmento. Equipado com a caixa automatizada, o Scania Opticruise (na quarta geração), é capaz de aliar programas de manutenção que se ajustam às necessidades do transportador.
DAF XF105 FIT 6×4
O motor Paccar MX de 12,9 litros é um dos grandes diferenciais do XF105. O propulsor de 6 cilindros em linha possui potência de 460 cv e torque de 234,7 mkgf de 1 050 rpm ea 1 410 rpm. Diversas funções eletrônicas também diferenciam o motor, como injetores individuais por cilindro e sistema integrado de lubrificação, capazes de garantir maior economia e durabilidade ao caminhão. A bordo, a versão top de linha traz acabamento de alto padrão e itens de conforto como transmissão automatizada e ar-condicionado de série.
Volvo FH 460 6×4
Por esse preço, o cliente pode adquirir o caminhão com pacote TopClass: cabine XHSL, caixa automatizada I-Shift e o pacote de segurança completo. Chama a atenção a estação de descanso com cama que inclui a opção de inclinação elétrica. Outro diferencial é o sistemas de otimização de tração, inclusive para a tração 6×4, e opção de indicador de carga no painel ou no controle remoto. Além disso, esse FH recebe piloto automático adaptável, sistema de freios eletrônicos, farol de conversão, entre outros equipamentos.
Mercedes Actros 2646 6×4
Esse caminhão ficou mais competitivo depois que a Mercedes passou a oferecê-lo de série com eixos traseiros sem redução nos cubos, o que resultou num veículo mais econômico e capaz de atender mais operações as quais ele é indicado. Por esse preço, o modelo é oferecido com cabine Megaspace Segurança que apresenta uma série de componentes exclusivos, como o sistema de orientação de faixa de rolagem, controle de proximidade, assistente ativo de frenagem e freio auxiliar retarder.