A nova lei que altera as características do VUC (Veículo Urbano de Carga), permitindo que seu comprimento máximo passe de 6,3 m para 7,2 m de para-choque a para-choque, além de favorecer a mobilidade, já que a relação entre o peso e o volume de carga a ser transportado aumenta em média 22%, dá espaço para mais modelos da Mercedes-Benz no transporte urbano. A medida também reduzirá a quantidade de viagens e de veículos para fazer a operação cotidiana de entrega.
A gama Accelo, que envolve caminhões leves e médios da marca, foi beneficiada com a portaria de nº 031/16, alterada em 9 de maio. Os caminhões 815 e 1016 dessa família, que já atuavam nesse segmento com entre-eixo de 3100 mm, com a nova medida, ganham entre-eixo de 3700 mm, podendo receber carroceria maior e ganho no volume de carga transportada. Com PBT (Peso Bruto Total) de 8,3 t, o Accelo 815 oferece 5.010 kg de carga útil com equipamento. Já o 1016, cujo PBT é de 9,6 t, a carga útil é de 6.280 kg. Ambos são boas opções para transporte com baú, por exemplo.
O VUC MÉDIO
A novidade que a Mercedes-Benz traz para atender a portaria é o Accelo 1316. Com o aumento de 7,20 m, o caminhão configurado 6×2, se passar por adaptações no CTT (Customer Tailored Truck), um centro de transformações de caminhões da Mercedes-Benz, tem a carroceria cortada para atender a lei, ganha entre-eixos de 3100 mm, porém, com a maior capacidade de carga, de 8.720 kg de carga útil. Uma opção para quem transporta cargas mais densas, como gás, combustível e o transporte de bebida (segmento em que o modelo é bem popular), pois através dessa repaginada o caminhão pode transportar 6 pallets altos. Para se ter uma ideia do ganho, quando a medida permitia comprimento de 6,3 m não era possível transportar mais do que 4 pallets.
Todos os caminhões da família são equipados com motor Mercedes-Benz OM-924 LA, o mesmo dos caminhões semipesados de 17 t da marca. O propulsor desenvolve potência de 156 cv a 2 200 rpm, e torque de 59 mkgf de 1 200 a 1.600 rpm para o modelo 815, e de 62 mkgf de 1.200 a 1.600 rpm para os Accelo 1016 e 1316.
MAIS SPRINTER NA OPERAÇÃO
A Mercedes-Benz também dispõe de oito modelos Sprinter para atender a nova legislação. São os furgões 415 e 515 CDI de 14 m³. Antes da nova lei, apenas o modelo 415 oferecia mais versões para atender a lei e ainda com capacidade de 10,5 m³. As versões chassi-cabine também atendem à nova norma e nessa configuração implementado com baú, o volume pode chegar até 22 m³.
NOVOS TEMPOS
Outra mudança que a portaria traz é a redução no tempo de restrição para circulação de caminhões nas pistas local e expressa da Marginal do Pinheiros no trecho entre as Pontes do Jaguaré e Morumbi, das 5h às 21h – antes os veículos não podiam circular no local entre 4h e 22h. Na Marginal Tietê o horário de restrição é das 5h às 9h e das 17h às 21h. Aos sábados, em ambas, o horário de restrição é das 10h às 14h. Além disso, o VUC passa a ter acesso liberado na ZMRC (Zona Máxima de Restrição de Circulação).
Segundo o presidente do Setcesp (Sindicato das Empresas de Transportes de cargas de São Paulo e Região, Tayguara Helou, o caminhão não é o grande vilão dos congestionamentos em São Paulo. Estudo elaborado pela equipe de tráfego da prefeitura de São Paulo concluiu que em 73% das vias da cidade, apenas 5% dos veículos que circulam são caminhões. “Aumentar a capacidade de carga desses veículos de distribuição é uma forma de reduzir a quantidades de caminhões nas ruas para a operação de coleta e distribuição,” diz Helou.