Alternativa limpa: Iveco entrega milésimo GNV

97

A fabricante italiana, Iveco, alcançou a marca de mil caminhões Stralis Natural Power, movidos a GNV (Gás Natural Veicular), vendidos no mercado mundial. O caminhão de número mil foi entregue ao operador logístico, CityLogistics, que presta serviços nas cidades de Lyon e Villeurbanne, na França.

Equipados com o propulsor Cursor 8 GNV, os caminhões movidos com o combustível são muito mais amigáveis ao meio ambiente quando comparados aos modelos a diesel, podendo utilizar gás metano de origem fóssil ou renovável (biogás) para reabastecer, o que gera economia. 

Devido a sua baixa emissão de partículas (-95% em comparação ao diesel) e 35% a menos de NOX, o GNV é um combustível limpo. Segundo a Iveco, com o uso do GNV, é possível reduzir as emissões de CO2 dos veículos, a partir de 10%, ou quase 100%, no caso da utilização de Biometano.

GNV no Brasil

Há tímidas iniciativas da indústria brasileria para a produção de veículos movidos à GNV por causa dos problemas que estão há anos para serem resolvidos em relação ao abastecimento do gás no país. Além de uma pequena rede de abastecimento, a maior parte do GNV no país é importado da Bolívia sem necessidade se houve investimentos na produção nacional. Ironicamente, o Brasil disperdiça (queima) quase 90% da produção de GNV na extração de petróleo por falta de infraestrutura de coleta, armazenamento e distribuição.