Áreas de escape ajudam a salvar vidas nas rodovias

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Áreas de escape ajudam a salvar vidas nas rodovias: há exatamente uma semana, no dia 2 de abril, um caminhão guincho precisou entrar em uma área de escape como manobra de emergência para conseguir parar. Esse foi apenas mais um dos mais de 700 casos em que motoristas usaram a pista de brita para frear o veículo.

O episódio ocorreu na área de escape localizada no km 671,7 da BR-376, em Guaratuba/PR, sob responsabilidade da Arteris Litoral Sul. No entanto, esse não foi o último registro. Segundo a concessionária, as áreas de escape sob sua administração já salvaram 1.334 vidas em 774 entradas nos dispositivos de emergência.

Empresa registrou 28 ocorrências em 2025 

Somente em 2025, até agora, a empresa já registrou 28 ocorrências. Esses casos, segundo a Arteris, evitaram acidentes graves e garantiram o salvamento de 35 pessoas. Em comparação, ao longo de 2024, ocorreram 128 entradas nas pistas de escape, envolvendo risco direto para 209 pessoas.

Essas áreas representam uma solução eficaz para motoristas que enfrentam falhas mecânicas, especialmente no sistema de freios. As pistas funcionam como caixas com quase um metro de profundidade, preenchidas com argila expandida — um material que reduz a velocidade dos veículos de forma progressiva e controlada.

Áreas de escape são inspiradas em tecnologia da F1

Além disso, a tecnologia utilizada nessas estruturas se inspira nas pistas da F1. De acordo com a Arteris, os dispositivos resultam de um investimento de R$ 38 milhões. Quando um veículo acessa a área de escape, câmeras de monitoramento são ativadas imediatamente, e equipes especializadas são acionadas para prestar socorro no local.

Cesar Ribas Sass, diretor-superintendente da Arteris Litoral Sul, destaca que cada vida salva comprova a importância dos investimentos em segurança viária e o impacto positivo para motoristas, passageiros e toda a sociedade.
“Paralelamente, mantemos ativas nossas campanhas de conscientização, para mostrar como uma atitude individual pode impactar o coletivo — seja de forma positiva ou negativa”, afirma.

Atualmente, os dispositivos em rodovias sob jurisdição da Arteris estão instalados nos kms 671,7 e 667,3 da BR-376, em Guaratuba/PR, e no km 353 da rodovia Régis Bittencourt (BR-116), na Serra do Cafezal, entre Miracatu e Juquitiba/SP.

Áreas de escape surgiram nos EUA

A ideia de criar áreas de escape em aclives estratégicos surgiu nos Estados Unidos entre as décadas de 1950 e 1960. Naquela época, o aumento no número de caminhões maiores e mais pesados exigiu uma solução eficaz para situações de falha nos freios, especialmente em trechos de declive acentuado. Antes da consolidação da argila expandida ou da brita como material ideal, as primeiras tentativas incluíram rampas e outras estruturas.

Por fim, a primeira área de escape no Brasil foi implantada em março de 2000 na Via Anchieta (SP-150). A iniciativa partiu de Pedro Silva, caminhoneiro aposentado que, após perder o filho em um acidente, decidiu levar a proposta adiante.