Bauma: veja os lançamentos do Salão da Construção

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O Salão de Bauma, realizado em Munique, na Alemanha, reuniu o que há de novidade e inovação no setor de construção pesada, mineração e operações off-road, tanto em máquinas como em veículos comerciais. As principais marcas, como Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo passaram por lá, assim como importantes fabricantes de componentes, como a Allison Transmission.
 
A Iveco chamou a atenção dos visitantes ao exibir o Eurocargo com tração 4×4, modelo direcionado para operação com PBT entre 11,5 t e 15 t. O modelo será oferecido nas versões de cabines simples ou estendida. Trata-se de um caminhão para a construção civil. A distância entre-eixos é de 3 240 mm a 4 150 mm, e o modelo está equipado com motor Tector 7, que terá versões com potências de 220 cv, 250 e 280 cv.

O Eurocargo equipa uma transmissão ZF de 6 velocidades, manual, com ServoShift. Em função do terreno em que o caminhão é direcionado a rodar, ele traz três bloqueios de diferencial. Na rota do 4×4, a Iveco também mostrou uma versão da Daily com esse tipo de tração para atuar em canteiros de obras ou mesmo servir como veículo de manutenção. O motor de 4 cilindros, o F1CX, desenvolve 170 cv de potência e torque máximo de 40,8 mkgf.
 
O Trakker 6×6 de 26 t é outra novidade da Iveco para atuar em aplicações como pedreiras ou construção. Mas o que os visitantes aguardavam mesmo era ver o Astra HD9 8×6, modelo equipado com motor Cursor de 13 litros e que desenvolve 560 cv. A transmissão é a ZF automatizada As-Tronic e possui intarder integrado. O interior da cabine foi reprojetado, está mais ergonômico para o motorista, com painel de instrumentos com mais funcionalidades.

A MAN Truck & Bus destacou o seu caminhão TGS no Salão de Bauma, uma versão projetada para operar com basculante na mineração para cargas de até 33 t e outra com betoneira. Outra solução da marca alemã é o TGX com motor D38 com potências de 520 e 560 cv.

A fabricante mostrou essa combinação para o transporte de cargas indivisíveis, aquelas superpesadas ou superdimensionadas, as chamadas cargas especiais. O motor, de 6 cilindros em linha tem opções de torque de 255 e 275,5 mkgf entre 930 e 1350 rpm. Esses caminhões TGX com motor D38 contam com as opções de cabine XL, XLX e XXL e nas configurações de eixos 8×4, 8×6 e 8×8.

A MAN também apresentou o novo TGS WorldWide para o transporte de cargas superdimensionadas para atender mercados como a África e Europa, com novas opções de configurações de eixos, entre elas 6×6 e 8×4. O modelo poderá transportar até 50 t de PBT.

O Actros 4163 SLT, para cargas indivisíveis, foi destaque em Bauma, graças à sua capacidade de tração de 250 t. A marca também apresentou o Arocs HAD (Hydraulic Auxiliary Drive) com tração em todas as rodas, adequado para canteiros de obras. Para essa linha Arocs a MB também está ampliando a gama, incluindo um novo eixo tandem hipoide em duas versões (2×10 t e 2 x13 t). Indispensável para tarefas especiais em canteiros de obras, o Unimog agora ganha capacidade de esterçamento nas quatro rodas.
 

O G 450 CB 8×4 foi o destaque da Scania em Bauma por ser um caminhão que atende a operações com basculantes, podendo operar em aplicações como mineração e construção civil. O caminhão é equipado com motor Scania de 450 cv, com um poderoso torque 240 mkgf, de 1 000 a 1 300 rpm. Também é equipado com transmissão automatizada Opticruise e retarder. A distância entre-eixos é de 4 300 mm, e a suspensão parabólica conta com reforços nos eixos traseiros e dianteiros.

CURIOSIDADES DE BAUMA
A empresa holandesa BAS Mining Trucks, que atua no segmento de mineração, apresentou em Bauma um Volvo FH com tração de eixo 12×6 basculante. Fruto de uma parceria entre a Volvo e a Terberg, empresa também da Holanda. O veículo tem capacidade de até 75 t, e possui sistema hidráulico de nivelamento antes do basculamento e cilindro de basculamento frontal. 


Os eixos são originais Volvo, com exceção do eixo direcional dianteiro, que é Sisu. Dos últimos quatro eixos traseiros, o último não é direcional e dois são esterçados hidraulicamente. 

A suspensão também é hidráulica. Além do FH, a BAS apresentará um FMX 10×4, com capacidade de carga de 55 t e que, entre as principais características, é capaz de descarregar em somente 30 segundos.