Muitas entregas de mercadorias compradas pela internet não ocorrem na primeira tentativa por falta de uma pessoa para o recebimento, principalmente, em prédios que não possuem porteiro 24 horas. Para resolver o problema, muitas empresas de logística investem uma tecnologia que está ficando cada vez mais presente. Trata-se de armários inteligentes. A Bravo Serviços Logísticos é mais uma empresa que adota o sistema, também chamado de lockers inteligentes ou smart locker. 

A Bravo inova ao oferecer este tipo de opção para entregas de insumos agrícolas para pequenos e médios produtores rurais, que, geralmente, fazem compras fracionadas. O projeto piloto se inicia nas filiais de Rio Verde-GO e Uberaba-MG e, neste primeiro momento, foi desenvolvido exclusivamente para o setor agrícola de insumos e será oferecido como um serviço personalizado para os distribuidores parceiros da empresa, ampliando a forma de atendê-los.

O uso da tecnologia deve, ou deveria, reduzir o custo do frete para o consumidor final, pois um ponto único de entrega para vários consumidores vai diminuir as rotas dos caminhões e o tempo das entregas, com significativa redução do tempo de uso da equipe de entrega e o gasto dos caminhões com combustível. 

A ideia é que os armários sejam instalados em locais estratégicos, na ponta da cadeia de valor e próximo ao produtor rural, propondo a eles flexibilidade e comodidade em retirar os pedidos quando desejar. O modelo de entrega facilita a rotina desse pequeno e médio produtor que compra fracionado – ele pode escolher em ir à loja apenas para ter a consultoria de qual produto necessita ou então fazer toda a compra e retirada em um dos lockers, sem precisar ir até a unidade.

“Estamos trazendo uma solução já utilizada no varejo de outros mercados, agora para o de insumos agrícolas. Os lockers favorecem, principalmente, os pedidos fracionados, gerados pela demanda de urgência ou em períodos de repique de safra, flexibilizando a retirada de produtos e se aproximando dos pontos de consumo com agilidade na entrega. Com o projeto, os distribuidores poderão centralizar seus estoques em uma operação logística especializada, e agregar valor aos seus produtos por meio de modelos estratégicos de operação, minimizando riscos e gastos na armazenagem e distribuição dos produtos vendidos”, comenta Jonathan Delpino, gerente comercial e líder do projeto na Bravo Serviços Logísticos.

Os lockers vão funcionar de forma automática e digital e o cliente que optar por utilizar essa solução, será informado via WhatsApp, após o produtor realizar seu pedido junto ao distribuidor parceiro da Bravo Serviços Logísticos. Feita a compra, ele receberá um alerta de comunicação, com todos os detalhes da retirada, assim que o produto estiver disponível para retirada em um dos armários inteligentes da empresa.

Sobre a Bravo Serviços Logísticos

A Bravo Serviços Logísticos começou sua jornada de atuação em 1997. Com sede em Uberaba (MG), conta com filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão. 

Compartilhar
Marcos Villela
Jornalista técnico e repórter especial no site e na revista Transporte Mundial. Além de caminhões, é apaixonado por motocicletas e economia! Foi coordenador de comunicação na TV Globo, assessor de imprensa na então Fiat Automóveis, hoje FCA, e editor-adjunto do Caderno de Veículos do Jornal Hoje Em Dia e O Debate, ambos de Belo Horizonte (MG).